Fazenda Rio Grande inicia trabalhos para estruturação de projeto de iluminação pública

Fazenda Rio Grande inicia trabalhos para estruturação de projeto de iluminação pública

Fazenda Rio Grande inicia trabalhos para estruturação de projeto de iluminação pública

Da Assessoria

Representantes do município de Fazenda Rio Grande/PR; da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); da CAIXA e da Omatic Engenharia realizaram, nesta quinta-feira (11), reunião de kick off para estruturação do projeto de parceria público-privada (PPP) de iluminação pública.

Fazenda Rio Grande é um dos 46 municípios habilitados no chamamento público ocorrido em 2020 para planejar a ampliação e modernização de sua rede municipal de iluminação. O projeto prevê, entre outras melhorias, a troca dos atuais equipamentos por tecnologia LED, proporcionando o aprimoramento nos serviços aos cidadãos e redução, para a prefeitura, do consumo de energia das luminárias públicas.

Fazenda Rio Grande inicia trabalhos para estruturação de projeto de iluminação pública

Com a mudança, a sensação de segurança da população também vai aumentar, já que as ruas ficarão melhor iluminadas no período noturno, bem como as vias terão mais claridade. A expectativa é que também haja redução no número de acidentes de trânsito e promoção do turismo, já que prédios e monumentos públicos passarão a ter iluminação cenográfica,

Após a reunião, a Omatic Engenharia, consultora contratada pela CAIXA para a elaboração da estruturação da PPP, iniciará a fase de diagnóstico na cidade, avaliando o sistema atual e as necessidades e oportunidades de melhorias. Ao final dos trabalhos da consultoria um edital de licitação será lançado a fim de firmar a parceria pública-privada que irá realizar os serviços de ampliação e modernização do sistema. Este modelo traz maior celeridade para execução de investimentos necessários, financiados por meio do parceiro privado, que é remunerado no longo prazo.

Com população estimada em 103 mil pessoas, e crescimento populacional de cerca de 2% ao ano, número do ultimo CENSO do IBGE, Fazenda Rio Grande/PR terá, muito em breve, um sistema de iluminação pública moderno, seguro e mais econômico aos cofres públicos.

Fazenda Rio Grande inicia trabalhos para estruturação de projeto de iluminação pública

Estiveram presentes no kick off, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes; a procuradora do município, Débora Lemos; Lucas Ponchio, representando o presidente da câmara de vereadores; Isaque Teixeira de Ramos, representando o vice-presidente da câmara; o diretor de iluminação, Pedro Sinatra.

Além dos secretários de governo e gabinete, Elvis Maioky; de planejamento urbano, Bruno Martins dos Santos, também lider do projeto; de urbanismo, Gerry Santos, de desenvolvimento econômico e turismo, Tiago Henrique Wandscheer; e Leonardo Araújo, diretor de comunicação. Por parte do Governo Federal participou o diretor do Ministério de Desenvolvimento Regional, Denilson Campello; representando a Caixa Econômica Federal estiveram Rafael Messias; Leandro Faustin; Marques Calixto; Leonardo Sobreiro; Michelle Bootz; Larissa Effigen; Suellen Sahina e Felipe Lucci, da Omatic Engenharia.

Compartilhe esta notícia