1ª edição do programa Mulheres nos Bairros de 2025 bate 370 atendimentos

O 1º Mulheres nos Bairros de 2025 reuniu centenas de mulheres fazendenses no bairro Estados, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Foram oferecidos serviços na área da saúde, atividades físicas, encaminhamentos para vagas de emprego, emissão de documentos e encaminhamentos de mulheres para atendimento com advogados dativos.
De acordo com a Secretaria da Mulher, responsável pela organização do evento, foram realizados 370 atendimentos durante os dois dias de ações, o que demonstra como estas atividades que aproximam a população são importantes. A secretaria levou todos os seus serviços para a ação, com a novidade dos encaminhamentos de 50 mulheres para atendimento com advogados dativos e 40 atendimentos sobre empreendedorismo feminino.
Outras secretarias também contribuíram para o sucesso do evento, como a Defesa Social, a Secretaria de Trabalho, Secretaria de Saúde e Secretaria de Esporte.
O evento contou com a presença do Consultório Móvel da Secretaria Municipal de Saúde, que oferece conforto e privacidade para um atendimento de maior qualidade. As fazendenses também puderam realizar exames rápidos e preventivos, além de encaminhamento para exames de maior complexidade e para colocação de DIU e Implanon, além de muitos outros serviços.
Foram realizados 180 atendimentos pela Secretaria de Saúde. De acordo com o Dr. André Albino Borges, coordenador médico do projeto Mulheres nos Bairros, essa proximidade facilita muito o acesso à saúde para essas mulheres. “ Só no primeiro dia, pela manhã, foram colhidas mais de 20 coletas de preventivo e realizadas mais de 40 consultas e uma emergência de dor torácica, a qual a paciente foi encaminhada para UPA.” Completou o médico.
As mulheres também puderam se movimentar com o grupo Ginástica e Ritmos, da Secretaria de Esporte e Lazer. Todas se divertiram e suaram muito com as atividades do grupo.
Virgínia Aparecida Carelli, que participou das atividades de dança e dos exames rápidos falou da importância do projeto. “É um evento muito importante, porque às vezes, as mulheres trabalham muito e não tem tempo. E isso facilita muito para população”.
As fazendenses que compareceram também poderão iniciar o ano com emprego novo. Foram 100 atendimentos realizados pela Agência do Trabalhador e pelo setor de documentação.
Soranny de Baron, imigrante da Venezuela, há 2 anos em Fazenda Rio Grande, acompanhou as redes sociais da prefeitura e aproveitou para tentar uma nova ocupação. “Aproveitei as vagas de trabalho para tentar um crescimento pessoal e profissional. Parabéns por este trabalho tão bom para as mulheres”. Completou.