2ª Expofazenda coloca Fazenda Rio Grande no mapa das grandes feiras
Negócios, competições, música, competições e muita animação marcaram a segunda edição da Expofazenda – Feira Agroindustrial, no Centro MultiEventos, promovida pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande e encerrada na noite de domingo (24/09).
O sucesso da feira, que reuniu mais de 270 mil pessoas nos cinco dias, colocou Fazenda Rio Grande definitivamente na rota das feiras agroindustriais.
O reconhecimento também veio por meio de um projeto de lei que foi acatado pelo governo do estado e a partir de agora integra o Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná.
Neste ano, a expectativa era a de atingir mais de R$ 130 milhões em negócios em uma feira que gerou mais de dois mil empregos diretos e indiretos e a participação de 300 expositores. Os dados oficiais devem ser divulgados na próxima semana.
Jayana Rocha é expositora da Alberquímica e elogiou a estrutura do evento. “Foi uma experiência muito boa, pudemos expor a marca, os nossos produtos e apresentar a empresa”.
ATRAÇÕES
Na última noite, antes de Pedro Sampaio iniciar seu show, o palco principal foi dividido pelo grupo Jeito a Mais, Fernando Gomes, Gustavo Mioto e Roberto Taylor.
Na última noite do palco regional se apresentaram Letícia Galeano, Trio Pegada Dura, Pedro Marques e Murilo, Pegada de Buteko e Faby e Júnior.
Desde quarta-feira, o espaço foi reservado para os talentos locais e da região e 20 artistas dividiram o palco durante os dias da festa.
A cantora Érika Santos mostrou seu repertório e aprovou o espaço. “Foi muito bom mostrar o trabalho e o público foi bem receptivo e participativo”.
ESCOLAS
As crianças da rede municipal de ensino (18 mil), da Apae e da Banda Escola Municipal Fazenda Rio Grande foram beneficiadas com ações inclusivas e tiveram a oportunidade de se divertir no parque de diversões.
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da Secretaria de Educação, entregou 38.900 vouchers para os pais levarem seus filhos ao parque localizado no interior do MultiEventos, enquanto um grupo de 5.200 crianças (essas não receberam os vouchers) foram ao parque acompanhadas das professoras.
SEGURANÇA
A Prefeitura se preocupou em garantir segurança em todo a área da Expofazenda para que as famílias pudessem desfrutar melhor dos shows e espaços.
A Guarda Municipal montou um posto avançado no Centro MultiEventos e realizou o monitoramento de toda a área da festa.
Segundo a Secretaria de Defesa Social, as forças integradas de segurança disponibilizaram cerca de 300 homens: policiais militares, civis, bombeiro, agentes de trânsito, Defesa Civil e a Guarda Municipal.
A utilização de câmeras para reconhecimento facial foi eficaz e possibilitou a identificação de 38 pessoas com problemas junto à Justiça, sendo que três com mandados de prisão foram detidos.
Na área de trânsito, o Faztrans contou com o trabalho dos agentes que fizeram um trabalho preventivo e orientaram os motoristas que circulavam pelo entorno do Centro MultiEventos.
GASTRONOMIA
A gastronomia foi um dos atrativos da festa. Um grupo de 27 feirantes que atua na Feira Brasil, Centro MultiEventos, Parque Verde e Terminal Urbano pôde comercializar na Expo.
Segundo o coordenador da Feira, Barney Andrade, o público pôde consumir de forma segura. “Todos os feirantes estavam em dia com os alvarás da Vigilância Sanitária e possuíam cursos de manuseio de alimentos pelo Sebrae”.
“Os feirantes puderam ter uma renda extra devido à magnitude da festa”.
Maria Rosilene Gomes, 50 anos, visitou a Expofazenda e aprovou. “Está excelente, estou adorando as músicas (dos dois palcos, regional e principal) e neste ano houve uma melhora muito grande na estrutura”.
A artesã Vânia Betette faz artesanato em resina e participou da Expofazenda. Ela elogiou a nova estrutura e o espaço para a exposição. Já Eliton Pauluk faz artesanato em madeiras, ele utiliza árvores caídas para suas obras.
“É uma oportunidade muito boa para expormos, pela movimentação na Expofazenda conseguimos dar visibilidade e as pessoas gostam muito”.
A Expofazenda também ampliou seu potencial agropecuário, com as exposições de ovinos (quatro raças e que teve concurso), cavalos e outros animais. A área chamada de “Fazendinha” também atraiu a criançada que pôde conhecer as lhamas e outros animais de médio e pequeno porte.