7.ª Conferência Municipal da Cidade de Araucária é marcada por ampla participação popular

  Araucária realizou sua 7.ª Conferência Municipal da Cidade neste sábado (26), tendo como foco a elaboração, por meio da participação popular, da Política de Desenvolvimento Urbano, bem como a elaboração e aprovação de propostas que serão encaminhadas pelos delegados locais eleitos para a Conferência Estadual, no mês de junho.

  No período da manhã, o evento contou com uma palestra e painéis apresentados por especialistas dentro de temáticas afins à conferência. À tarde, foi a vez de representantes da sociedade civil e do poder público sugerirem e debaterem propostas para ações e políticas públicas vinculadas ao desenvolvimento urbano. A coordenação da Conferência é do Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD).

  O prefeito de Araucária, Gustavo Botogoski, participou ativamente do evento em diferentes momentos e ressaltou que a conferência é um espaço em que “a gente escuta, debate e constrói o futuro da nossa Araucária”, e que o evento “reúne pessoas comprometidas com o planejamento urbano, com a função social da cidade”. “Não se constrói essa cidade apenas do gabinete. Se constrói aqui com vocês, nos grupos de trabalho, nos debates, a partir de quem sente a cidade na pele”, declarou o prefeito.

  Para a vice-prefeita de Araucária, Tatiana Assuiti, quando a sociedade civil e o poder público estão juntos, quem ganha é a população e a cidade. “Eu e o Gustavo temos o compromisso de uma cidade mais justa, com mais mobilidade, mais políticas públicas voltadas à população”, disse.

  O presidente da Câmara municipal, Pastor Eduardo Castilhos, citou o momento importante para o futuro do município e para e a oportunidade de “pensar, discutir, planejar e construir a cidade”. Já o presidente do Conselho do Plano Diretor, Lucas Odppis Zital da Silva, comentou sobre “aproveitar essas janelas de comunicação [conferência] entre o poder público e a sociedade”.

Valorização das propostas

 O secretário municipal de Planejamento, Alberto Mario Silva Junior, afirmou em sua fala que o evento “reafirma o nosso compromisso com a democracia participativa e com o planejamento urbano responsável, voltado às necessidades da população”, e destacou que todas as propostas aprovadas “serão cuidadosamente analisadas para aplicação local, dentro das possibilidades técnicas e orçamentárias”.

  No período da tarde, a organização da conferência reforçou que, além das oito propostas aprovadas em plenária que seguirão para a Conferência Estadual das Cidades, as demais ficarão registradas pelo município. No total, foram 37 propostas elaboradas durante a conferência municipal.

  O conselheiro estadual das Cidades do Paraná e coordenador executivo da 7ª Conferência Estadual das Cidades do Paraná, Osni Bazilio Mendes, elogiou o nível de organização da conferência e o fato de que todas as propostas serão analisadas: “Isso é entender perfeitamente o processo que é a conferência”, declarou.

  Outro elogio partiu do coordenador da 6.ª Conferência Estadual, lembrando que outros municípios do estado estão em sua segunda ou terceira conferência: “Esse é um atestado pra sua cidade, prefeito, de que a oitiva é um processo constante. Isso faz que Araucária continue símbolo do Paraná também nesse aspecto de ouvir pessoas”, comentou.

 

Aprofundando o tema

  O evento contou com uma palestra e três painéis para aprofundar os temas fundamentais para o desenvolvimento urbano. A palestra tratou da integração e o uso da ciência de dados no planejamento urbano e foi ministrada pela arquiteta e urbanista Isabela Borghetti Miranda, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

  Na sequência, ocorreram os três painéis: 1. Gestão da Região Metropolitana, com o arquiteto e urbanista Raul de Oliveira Gradovski, da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná; 2. Habitação de Interesse Social, com o professor Paulo Nascimento Neto, arquiteto e urbanista e coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da PUCPR; 3. Regularização Fundiária, com Matheus de Faria Blaszczak, servidor técnico da Procuradoria-Geral do Município de Araucária.

 

Delegados

  A conferência terminou com a votação para a eleição dos delegados que representarão o município na fase estadual da conferência, em junho, em Foz do Iguaçu. Foram eleitos, seguindo a quantidade de vagas pré-estabelecida, 12 representantes do poder público (Prefeitura e Câmara) e 15 representantes da sociedade civil (entre movimentos populares, academia/entidades de classe, empresários e organizações não governamentais).

Confira o evento completo acessado o link https://m.youtube.com/watch?v=V4pjWs3bvEE