7º Mutirão de Saúde atende pacientes que aguardam na fila de espera
Ao todo, serão realizados 200 exames de espirometria, respeitando todas as medidas de prevenção à Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde realiza, desde a última segunda-feira (8), a 7ª edição do Mutirão da Saúde com o objetivo de diminuir a fila de espera de pacientes que aguardam pelo atendimento de especialidades médicas. Desta vez, estão sendo realizados 200 exames de espirometria, respeitando todas as medidas de segurança em relação à Covid-19.
A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, fala sobre a adaptação da ação por conta da pandemia. “Esta atividade faz parte do mutirão de consultas e exames especializados que realizamos anualmente, e devido à pandemia este será realizado ao longo de quatro meses, para que possamos obedecer todas as medidas sanitárias”, explica a secretária.
A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, acompanhou o primeiro dia de exames, que ocorrem no Centro de Convivência do Idoso (CCI), e destacou a importância de disponibilizar este acesso facilitado à população. “Nosso objetivo é agilizar o atendimento dos pacientes que, muitas vezes, estão há bastante tempo na fila. Desta vez, o foco do mutirão é para este tipo específico de exame e assim vamos auxiliando quem tem essa necessidade. Neste ano, em especial, com todos os cuidados por causa da pandemia”, declara a prefeita.
Cabe destacar que este atendimento é voltado para pacientes que já aguardam pelo exame e, portanto, há um agendamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde.
Exame de espirometria
É um procedimento solicitado para auxiliar no diagnóstico de problemas respiratórios, como asma, bronquite, fibrose pulmonar, entre outras doenças.