Luto
Acidente na BR-116 deixa 18 jovens feridos e um morto: Agudos do Sul e Piên estão em luto
Publicado: 05/04/2017
Autor: oreporter
Cerca de 20 estudantes foram vítimas de um grave acidente na BR-116. Entre eles, um jovem de 21 anos faleceu enquanto era atendido pela ambulância e outros 18 ficaram feridos. Os universitários, moradores de Piên e Agudos do Sul, voltavam de suas aulas na Universidade do Contestado, em Mafra (SC) em um ônibus escolar, quando um caminhão invadiu a pista contrária e colidiu de frente com o veículo. O acidente foi na última terça-feira, por volta das 23h, no km 183, que fica no município de Campo do Tenente.
De acordo com a Polícia Rodoviária federal (PRF), o acidente ocorreu após a ultrapassagem proibida realizada pelo motorista do caminhão, que invadiu a faixa contrária, batendo contra o ônibus. A equipe da PRF não tem como afirmar se as vítimas usavam ou não cinto de segurança no momento do acidente.
O vereador de Campo do Tenente, Gustavo Vizentin, contou que ele e os vereadores Jessé e Everson, de Agudos do Sul, tinham acabado de jantar na cidade, logo após a sessão da Câmara, quando receberam a notícia. Eles então foram até o local do acidente para tentar ajudar. Questionado sobre o que sentiu naquele momento, Vizentin afirma que sentiu desespero.
“Um dos meninos faleceu na ambulância, saindo o local; três pessoas ficaram presas nas ferragens e tiveram algumas com fraturas expostas; uma menina perdeu um braço e uma perna, outra uma perna e um olho”, conta o vereador.
Os feridos foram socorridos por equipes da concessionária Autopista Planalto Sul e também do Siate. Segundo o vereador Vizentin, no momento em que ele chegou ao local, havia apenas uma ambulância. As demais chegaram na sequência.
O motorista do ônibus informou que estava bem, apesar de um corte na cabeça, uma perfuração na perna e outros cortes e ralados superficiais. Segundo ele, que chorou enquanto falava do acidente, sua sobrinha também está no hospital, com fraturas expostas. O ônibus que ele dirigia pertence à Prefeitura de Agudos do Sul.
Jenival de Lima Ribeiro, sogro de uma das vítimas que se encontra em estado grave, com o braço esquerdo amputado, além de ter perdido o olho esquerdo e sofrido fraturas no fêmur e na bacia, disse que presenciou uma cena horrível. “Foi uma cena de horror, não tem muito o que comentar, era tragédia, era grito, era desespero, um corre corre pra cá e pra lá. A gente não se entendia muito”, comenta. Segundo ele, o motorista do caminhão quis fugir do local, mas foi pego por pessoas e apresentado para a Polícia.
A Youtuber e caminhoneira Sheila Bellaver, que presenciou o momento do acidente, contou em seu canal que o caminhão vinha dirigindo em alta velocidade e que o acidente ocorreu em um piscar de olhos. “O micro-ônibus estava na terceira pista, subindo, naquele momento ele estava correto. Quando eu vi que o ônibus estava vindo e que aquele cara não ia segurar, eu me joguei pro acostamento, os trucks (atrás dela) se jogaram pro acostamento de lá, pra evitar um acidente ainda maior”, conta Sheila. Segundo ela, o ônibus não tinha pra onde correr.
Ela ainda conta que ficou assustada ao ver que os estudantes machucados começaram a descer do ônibus, apavorados, sem que o local estivesse sinalizado, enquanto caminhões passavam pela BR. Por pouco, segundo ela, eles não foram atropelados na via.
O estudante que faleceu no acidente, foi identificado como Carlos Gabriel Munhoz.
O caminhão envolvido na colisão transportava 38 toneladas de calcário. Ele saiu de Itaperuçu (PR) e tinha como destino a cidade de Não-Me-Toque (RS).
Em luto, todas as creches e escolas de Agudos do Sul estarão fechadas nesta quinta-feira (6).
[gallery size="medium" ids="6387,6386,6385"]