Agência do Trabalhador de Fazenda Rio Grande é reinaugurada

Por: Dayanne Wozhiak

A Agência do Trabalhador de Fazenda Rio Grande acaba de completar 25 anos e ser reinaugurada para a população. O espaço passou por uma manutenção e reforma, e agora está preparada para receber os fazendenses em busca de uma nova recolocação no mercado de trabalho.

O evento de reinauguração foi na última quinta-feira (28) e contou com a presença do prefeito municipal Marco Marcondes, do secretário de Trabalho, Emprego e Renda Renan Wozniack, do secretário estadual de Trabalho, Qualificação e Renda Mauro Moraes, do deputado federal Toninho Wandscheer, do deputado estadual Alisson Wandscheer, vereadores e representantes da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (Acinfaz).

O secretário municipal Renan Wozniack lembra que, quando assumiu a pasta, a agência estava prestes a fechar por conta dos baixos índices que estava apresentando. Sua primeira medida como secretário foi, então, de pedir ajuda ao Governo do Estado e ir atrás de mudanças neste setor.

Os índices mudaram e, de um mês que entregou apenas 16 contratações, a agência foi para mais de 300 empregos gerados para a população em um dos últimos meses de 2023. “[Isso] demonstra que a cidade está prosperando. A famosa terra de oportunidades é uma verdade e quem vem pra Fazenda Rio Grande acaba crescendo junto com a cidade. Estamos com uma nova agência do trabalhador, estruturada, [foi] feita uma manutenção muito grande nela, de forma que ela está readaptada para melhor atender à população”, enfatiza Wozniack.

O prefeito Marco Marcondes lembra que, na época de dificuldades da agência, precisou ligar e bater na porta de diversas empresas solicitando que enviassem vagas de trabalho para a agência, para que as pessoas buscando um emprego pudessem passar pelo local e encontrar oportunidades.

https://www.youtube.com/watch?v=AQHkbHNBaaA

Outra frente da gestão foi garantir mão-de-obra qualificada. “Elevamos assustadoramente a quantidade de pessoas capacitadas. Somente no ano passado, capacitamos mais de três mil pessoas com a carreta do conhecimento em diferentes cursos. E através dessa política, nós estamos elevando a quantidade de vagas de trabalho aqui na cidade”, destaca, lembrando que Fazenda Rio Grande em breve terá novas empresas: LG, Pipoteca e Orion Embalagens.

Presente no evento, o secretário estadual da pasta, Mauro Moraes, falou de seu empenho para reestruturar as agências do trabalhador no Paraná, de forma a garantir mais dignidade e aumentar a credibilidade das agências perante às empresas.

“Estamos dando ao estado o melhor número de todo o Brasil. Só no ano passado, qualificamos e empregamos 154 mil pessoas, o que significa mais que o dobro do maior estado da federação que é São Paulo. Nós somos o primeiro lugar disparado. E no Caged também acabamos passando o Rio de Janeiro - estamos em terceiro lugar, rumo ao segundo e, quem sabe, até o primeiro per capita!”, celebra.

ACINFAZ empossa nova presidente, diretoria e conselhos

O deputado estadual Alisson Wandscheer também falou da credibilidade da agência fazendense: “Quando as empresas oferecem os empregos na agência do trabalhador, isso dá condições para que a população possa vir até um lugar aconchegante como esse, com funcionários preparados, funcionários que entendem a colocação que ele pode ir, e assim oferecer para essas empresas a mão de obra qualificada. As pessoas chegam aqui com fé, com esperança de conseguir o emprego, que significa o sustento para a sua família”, conclui o deputado.