Ainda pequena em Araucária, produção de uva gera renda maior quando vinculada ao Turismo
Assim como para outras produções, a Prefeitura de Araucária dá o suporte necessário a quem desejar produzir uvas, seja com assistência técnica, equipamentos ou insumos. Uma família da região do Ipiranga, há anos, tem incrementado a sua renda ao receber turistas para a colheita ("colhe e pague") e o café colonial no parreiral, sob os cachos da fruta (visita por agendamento).
O município de Araucária não tem tradição na produção de uvas, mas há alguns produtores locais que, por meio desse cultivo, geram renda para suas famílias. Assim como para outras produções, a Prefeitura de Araucária dá o suporte necessário a quem desejar produzir uvas, seja com assistência técnica, equipamentos ou insumos. Mais que produzir a fruta, uma família da região do Ipiranga, há anos, tem incrementado a sua renda ao receber turistas para a colheita (“colhe e pague”) e o café colonial no parreiral, sob os cachos da fruta (visita por agendamento). Essa experiência faz parte do roteiro rural do Caminhos do Guajuvira.
O produtor rural William Henrique de Oliveira conta que, há cerca de 10 anos, a sua família aderiu à prática de usar a produção local de uvas (de diferentes variedades) para o sistema de “colhe e pague” e receber visitantes na propriedade. Da pequena produção, que vendiam às pessoas interessadas que apareciam na propriedade, o negócio foi sendo ampliado e, hoje, as visitas precisam de agendamento devido à grande procura. Além de visitantes da região, a família tem recebido grupos de outros estados. De Santa Catarina, por exemplo, são de 300 a 350 visitantes por fim de semana. O período mais 'forte' da produção de uva é janeiro e o agendamento para as visitas deste mês já está esgotado.
A propriedade da família de William, conhecida por “Chácara do Tavinho” (em referência a seu sogro), está no já tradicional roteiro rural do Caminhos do Guajuvira. Além de uvas, ao longo do ano há produção de pêssego e caqui no local. O sucesso com a uva é tão grande que toda a produção, ao longo de 1 hectare, é vendida no mesmo local da colheita. O agricultor explica que vender o produto diretamente na propriedade reduz custos que seriam necessários para a venda externa (com embalagens e frete), o que aumenta a margem de lucro. A família ainda potencializa a renda por meio da experiência do café colonial oferecido aos fins de semana (no fim de tarde) em meio às parreiras e também com a venda de itens produzidos com as uvas da propriedade, como geladinho gourmet e cuca.
APOIO – A Prefeitura de Araucária conta com equipe técnica e equipamentos para dar o suporte necessário aos pequenos produtores rurais do município. Esse apoio ocorre ao longo de todo o ano, conforme o tipo de cultura. Esse apoio também pode ser, por exemplo, por meio da distribuição de mudas e de entrega de calcário. Pode ainda ser por meio da disponibilização de maquinário e operador para preparo de solo e colheita. Mais informações: (41)3614-7530 (Agricultura).