Alunos da rede municipal receberão kit escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Fazenda Rio Grande, promoverá a entrega de aproximadamente 14 mil kits que serão entregues aos alunos da rede municipal de ensino até o final deste mês. O kit é composto por mochila, par de tênis, camisas, calça, jaqueta e material escolar. Já o escolar é composto de lápis, lápis de cor, borrachas, régua, tesoura, giz de cera, cola, cadernos de linguagem, cadernos de matemática, caderno de desenho e pasta. “É uma forma de deixar todos os nossos alunos em condições de igualdades nas escolas”, observa o secretário Ednelson Sobral.

A ideia do Kit surgiu logo no primeiro ano do mandato do prefeito Chico Santos, em 2009, quando ao visitar as escolas do município observou a desigualdade entre a vestimenta dos alunos. Na ocasião percebeu que existiam crianças com uma boa roupa e o colega ao lado muitas vezes de bermuda e chinelo de dedo, carregando os materiais na mão enquanto o colega tinha mochila: “Como você pode falar de qualidade de ensino se a criança não tem as condições mínimas para aprender. Para se ter ideia, tem criança que a principal refeição é na escola. Então, se não existe igualdade na alimentação o que dirá o resto. Sendo assim, a ideia do então prefeito de instituir os Kits foi genial, já que coloca os alunos em condição de igualdade em sala de aula”, comenta Ednelson.

Nesses anos de administração do PSDB, o kit escolar entregue passou por melhorias. No primeiro ano era apenas o uniforme com o material escolar que era entregue. Nos anos seguintes, os alunos passaram a receber também tênis e mochila. A entrega dos Kits escolares fez tanto sucesso que representantes de outras cidades passaram por Fazenda Rio Grande conhecendo como é feito essa ação e muitos já levaram o modelo para suas cidades de origem onde programa semelhante também foi adotado.

Os pais economizam ao deixaram de comprar material e uniforme escolar e reconhecem o investimento de parte da prefeitura. “Nossa filha está na escola municipal e o kit é importante, pois ao deixar de comprar uniforme e material, economizamos bastante e isso nos permite comprar alimentos e outras coisas em casa. Parabenizo a prefeitura pela iniciativa”, resumiu Pedro Angelo da Silva, pai de aluno da rede municipal de ensino