Alunos de Piên se destacam em avaliação estadual

Da Assessoria

Estudantes de Piên (Da Assessoria)

O Paraná tem intensificado o acompanhamento às turmas de alfabetização. Todos os municípios do estado estão aplicando ao longo do ano, nas turmas de 2º ano, as Avaliações de Fluência Leitora que tem como objetivo avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura. A avaliação de fluência visa também verificar e acompanhar o processo de alfabetização dos alunos do 2º ano e com base nos resultados promover ações de melhoria em prol de uma educação de qualidade.

Em Piên os resultados têm sido motivo de comemoração, pois o município tem se destacado e compartilhado com outras cidades suas experiências exitosas. Essa troca tem oportunizado visitas de outros municípios da região a cidade, para conhecer as estratégias utilizadas e que tem feito a diferença em nossa educação. Hoje, as crianças são alfabetizadas com o método fonovisuoarticulatório, também conhecido como Método das Boquinhas, implantado há 12 anos no munícipio e que ao longo dos anos se consolidou como referência no processo de alfabetização. Os professores da rede municipal participam de capacitações frequentes e os resultados são reflexo do excelente trabalho desenvolvido nas salas de aula.

Os professores que atuam na alfabetização são essenciais na formação acadêmica de nossas crianças. Além de atividades que contemplam o Método das Boquinhas, há um trabalho lúdico e criativo que permeia o espaço da sala de aula. Projetos de leitura, rotina diária, vivências em diferentes espaços da escola e da comunidade, uso de jogos pedagógicos e tantas outras ações garantem a alfabetização de nossos alunos e os resultados alcançados. Somam-se ao trabalho de sala, as ações desenvolvidas diariamente por todos os diretores e pedagogos que são fundamentais para que esses resultados sejam alcançados.