Apoio da Prefeitura de Araucária incentiva que jovens fiquem no campo e ganhem protagonismo na agricultura familiar

Eles são jovens, não abrem mão da busca por conhecimento e tecnologia, mas, ao contrário de muitos, escolheram o campo como local de trabalho e de vida. E um incentivo importante para isso é a série de serviços oferecidos pela Prefeitura de Araucária, com destaque para a Secretaria de Agricultura (SMAG). Por meio de programas, cursos e outras oportunidades oferecidas, a Prefeitura contribui para que famílias de pequenos produtores permaneçam no campo e para que as novas gerações também se interessem pela produção rural.

Na região da Colônia Formigueiro, Gabriel Jonathas Bora, de 24 anos, trabalhava com os pais na propriedade rural na criação de vacas leiteiras e, depois que casou, passou a trabalhar em outros locais no meio rural. Chegou a trabalhar 30 dias na cidade, mas preferiu voltar a ter um serviço ligado à terra; mas sempre ajudando os pais na propriedade. Quando sua mãe decidiu regularizar a pequena queijaria da propriedade, por meio do Programa Queijarias de Araucária (da SMAG), ele decidiu ajudá-la e teve a oportunidade de fazer um curso, em Castro-PR, sobre pecuária leiteira, para garantir a melhor qualidade da produção. Ele também passou a ajudar nas vendas em feira e na divulgação do queijo via rede social.

Com o aumento no número de vacas leiteiras, o que resulta em aumento do trabalho, ele voltou de maneira permanente para a chácara dos pais. Hoje, são 10 vacas na ordenha e há ainda mais seis novilhas. Seu objetivo é chegar a 15 ou 20 vacas produzindo na propriedade. O apoio da Prefeitura também está no acompanhamento veterinário, na inseminação das vacas e também com trator para a produção de silagem. Gabriel ajuda o pai nos cuidados com a alimentação e ordenha das vacas e ajuda a mãe na produção e venda dos queijos. Entre os planos do jovem estão montar uma loja na propriedade para vender os queijos, agregando mais valor à produção de leite, e também aumentar a quantidade das vacas, possivelmente todas da raça jersey, por conta na qualidade do leite. O interesse da família pelo campo pode ganhar mais uma geração, já que a filha de Gabriel, com apenas três anos, já passa alguns momentos com o pai no campo.

FUTURO VETERINÁRIO – A escolha em permanecer no campo levou Matheus Felipe Wolski, de 21 anos, a decidir pelo curso de Medicina Veterinária. Já no oitavo período da graduação, o jovem da localidade de Botiatuva divide o seu tempo de trabalho entre duas propriedade rurais. Na propriedade do pai, ele ajuda nas atividades relacionadas à produção de soja, milho e trigo. Esta propriedade faz uso, há anos, da grade aradora, da ensiladeira, do escarificador e da retroescavadeira fornecidas pela Prefeitura. O milho cultivado na propriedade do pai é utilizado para a silagem destinada às vacas leiteiras da propriedade de sua tia, onde Matheus cuida dos animais necessários para a manter pequena queijaria, também regularizada via programa da Prefeitura/SMAG.

* Quer saber mais sobre os serviços da Prefeitura para os produtores rurais do município? A Secretaria de Agricultura fica à rua Kasimiera Szymansky, nº 67, Porto das Laranjeiras. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. Mais informações: (41)3614-7530.