Aquecimento do mercado imobiliário na RMC traz aumento nos números nas análises de processo da Amep
Foram analisados 1.208 processos, pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) em 2024, um aumento de 33% em relação a 2023, quando o número de registrados foi 908. Esse crescimento reflete o aquecimento do mercado da construção civil e destaca a relevância da Amep, no controle do uso e ocupação do solo na Região Metropolitana de Curitiba.
O trabalho da Amep, por meio do Departamento de Controle do Uso e Ocupação Territorial (DCOT), tem cada dia mais se mostrado essencial para garantir o desenvolvimento sustentável na RMC, protegendo o solo e os mananciais. É desde 2016 que o DCOT monitora processos analisados, evidenciando o dinamismo do setor imobiliário.
Para Gilson Santos, presidente da Amep, o desempenho de 2024 simboliza o otimismo do mercado e o bom momento econômico do Paraná. “O mercado da construção civil é um dos maiores e mais importantes da economia do País. O expressivo crescimento registrado na RMC demonstra não apenas a confiança do mercado no Estado, mas também o impacto positivo de um ambiente econômico favorável”, afirmou.
De acordo com o presidente da Amep, esse aumento nos números das análises é um ponto a mais para a Amep, algo que reforça a eficiência da Amep em atender à crescente demanda e reafirma sua contribuição para o planejamento urbano sustentável.