MAIO AMARELO: Cientes da importância da proteção, motociclistas recebem antena corta pipa/anticerol
Da Assessoria
A Prefeitura de Araucária, por meio do Departamento de Trânsito, realizou a entrega e instalação de antenas corta pipa/anticerol nas motos de 87 motociclistas. A ação foi realizada na tarde da última quinta-feira (05) e ocorreu na sede dos Agentes de Trânsito, esta ação faz parte da programação de atividades do Maio Amarelo, uma mobilização mundial pela segurança no Trânsito. Participaram da ação motociclistas que utilizam a moto para trabalho ou passeio. Em comum entre eles, a consciência sobre a importância de se proteger contra o cerol.
O socorrista do Samu, Henrique Bazia, sabe bem dos riscos que o cerol pode causar aos motociclistas. Ele conta que nunca atendeu a um caso de incidente envolvendo corte por cerol, mas afirma que “é um risco bem presente”. O socorrista anda de moto há 30 anos e considera a antena de “suma importância” para a proteção dos motociclistas.
Neide Rosa de Jesus, moradora do Capela Velha, revelou que estava procurando uma antena corta pipa (para comprar) mas não havia encontrado. Ela explicou que voltou a andar de moto há menos de um ano, que nunca viu um incidente envolvendo cerol de perto, mas sabe dos riscos porque viu reportagens sobre o assunto. “'Piazada' brinca, mas é perigoso”, resumiu.
A motociclista elogiou a ação da Prefeitura em oferecer o equipamento gratuitamente aos motociclistas. Outro motociclista que participou da ação foi Paulo Desidério, morador do Campina das Pedras. Há uns 3 anos, ele passou a utilizar a moto para entregar lanches do estabelecimento comercial da família. Paulo afirma que sempre gostou de andar de moto, que costuma ver bastante pipa, mas que é difícil saber se há cerol em alguma delas apenas olhando; o jeito é se proteger.
A antena entregue e instalada conta com um gancho na ponta, auxilia na prevenção de acidentes cortando linhas de pipa reforçadas com cerol. A ferramenta se adapta a qualquer tipo de guidão e tem instalação rápida, sendo possível fechá-la ou baixá-la quando o motociclista quiser. A instalação da antena não é obrigatória por lei, mas serve como um cuidado a mais e proteção ao motociclista, podendo salvar vidas. As antenas foram obtidas por meio do Programa Vida no Trânsito.
CEROL PROIBIDO - Por meio da lei 20.264/20, o Estado do Paraná proibiu “a posse, o uso, a fabricação, a comercialização e o transporte da mistura de cola e vidro, popularmente conhecida como cerol ou linha chilena, bem como de qualquer outro produto que atribua efeito cortante aos fios utilizados na prática de empinar pipa”. Em situações assim, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 para verificar o caso. A lei estadual prevê multa e destaca que, além desta, pode haver outras sanções, como as previstas na legislação penal.
MAIO AMARELO – O Maio Amarelo em Araucária terá uma programação para diferentes públicos. Nas terças-feiras (10, 17, 24 e 31/05), acontecerá Blitz Educativas, às 14 horas, em locais ainda a serem definidos. Em 09/05, haverá Ação Educativa, em conjunto com a Escola Pública de Trânsito do Detran/PR (Carreta do Detran), na Escola Municipal Professor Arlindo Milton Druszcz, no Jardim Arvoredo. Já no dia 11/05 ocorrerá uma Ação Educativa e emissão de credenciais no Centro Dia Idos.
Em 14/05, das 8h às 12h, na Praça da Bíblia, será a vez da Ação Educativa com a Empresa Via Dupla: “Pontos Cegos de uma Carreta”. A programação inclui ainda passeios ciclísticos todas as quartas (às 19 horas) com saída do Parque Cachoeira; palestras em escolas, unidade básica de saúde (Vila Angélica), empresas e na Usina Elétrica a Gás de Araucária (funcionários da Copel).