Prefeitura de Araucária registra alta interação via assistente virtual; recurso também está no Facebook
Da Assessoria
Lançado na última quinta-feira (05), o atendimento por meio de assistente virtual, já registrou 260 atendimentos com o chatbot (automático) e outros 48 (com participação humana) até esta terça-feira (10). O sistema iniciou com atendimento via chat no site www.araucaria.pr.gov.br e WhatsApp 3614-1400.
E nesta quarta-feira (11), o recurso foi liberado também no perfil oficial da Prefeitura no Facebook (via Messenger). Outros serviços e informações serão disponibilizados na sequência.
Para a Prefeitura, os números mostram uma boa procura inicial dos moradores por esse tipo de atendimento que pode resolver ou encaminhar diversas situações em qualquer horário e em muitos casos, até sem a necessidade de alguém disponível para responder.
Independente se o acesso ocorre via site da Prefeitura, WhatsApp ou Facebook, o usuário é orientado pelo sistema a preencher as informações necessárias para obter a resposta ou encaminhamento que precisa.
O contato com o assistente virtual deve ser iniciado com um “Oi” do usuário, que deve confirmar (SIM) que aceita os termos de uso do sistema. O passo seguinte é escolher as opções de assunto no menu. Os atendimentos que dependem de agentes logados no sistema têm horários específicos. Ao final do processo, o usuário pode avaliar o atendimento.
RECURSOS INICIAIS – Nesta quarta-feira (11) foi disponibilizado no atendimento por assistente virtual os primeiros conteúdos sobre saúde. Informações e orientações sobre vacinação contra Covid-19 ou contra influenza (público-alvo, datas...) e endereços das unidades de saúde do município são exemplos do conteúdo disponível.
Entre outros recursos já disponibilizados estão informações sobre o IPTU, informações sobre o ITBI (solicitação e acompanhamento) e emissão de certidões negativas.
Sobre Educação, estão informações sobre a Central de Cadastramento (antiga Central de Vagas) como: solicitação de vaga, solicitação de transferência, informações sobre fila de espera e endereços e telefones das unidades educacionais. Os servidores municipais da Educação contam com acesso a informações sobre suas progressões (dúvidas e consulta de processos).
O transporte coletivo (TRIAR) também tem informações por meio desse atendimento multicanal. Isso inclui informações sobre o cartão TRIAR e sobre benefícios e isenções, consulta de horários de ônibus do TRIAR, consulta de itinerários, solicitações de pontos de ônibus e solicitações de alterações de itinerários. O passe livre estudantil (Educard) também está incluído neste atendimento multicanal.
Outras opções de serviços e informações serão disponibilizadas gradativamente nesse atendimento multicanal. E serão muitos, já que, hoje, o autoatendimento no site da Prefeitura conta com 328 serviços disponíveis aos moradores.