Novo CMEI Iguatemi será 15 vezes maior que o atual e terá inovações
Da Assessoria
A Prefeitura de Araucária abriu o processo de licitação para a contratação da empresa que executará as obras do novo prédio do CMEI Professora Maria de Lourdes da Silva Chagas, no Jardim Iguatemi. A comunidade deve se surpreender com a nova estrutura já que, além de ser em outro local, a área construída será 15 vezes maior que a do prédio atual. O projeto do novo prédio conta com algumas inovações para essa unidade de educação infantil. Entre elas, um espaço de biblioteca agradável, pensado especificamente para a faixa etária das crianças matriculadas, e um escorregador para acesso 'divertido' entre o piso superior e o térreo.
A primeira grande novidade é a mudança de local da unidade. O novo prédio será construído em um terreno que fica ao lado do espaço do Projeto Garoto Cidadão e da Escola Egipciana. Para melhorar o acesso de pedestres e veículos aos equipamentos públicos do local, o projeto prevê uma via interna e calçadas. O tamanho do novo CMEI é outro destaque. Dos atuais 117 m², o novo prédio passará para 1.847,87 m². Isso inclui as 12 salas de aula, laboratório de artes, sala multiuso e local específico para guardar material pedagógico. A fim de comparação, somente o futuro pátio coberto da unidade terá 209 m².
Conforme a Secretaria de Planejamento (SMPL), responsável pelo projeto da unidade, o novo prédio do CMEI terá linguagem visual que remete ao projeto da 'vizinha' Escola Egipciana. Os ambientes do CMEI serão amplos, com valorização da iluminação natural e as cores pensadas para um ambiente acolhedor e agradável. A fachada da unidade será imponente e contará com espaço para plantas naturais. Logo na entrada, haverá espaço coberto de embarque e desembarque das crianças para facilitar, por exemplo, a entrada e saída nos dias de chuva.
Na parte interna da unidade, o pátio coberto terá pé-direito alto e pinturas no piso para atividades com as crianças. Próximo a ele, o refeitório será amplo e com acesso para a horta externa. No piso superior haverá uma biblioteca em um espaço com grande valorização luminosidade natural. A biblioteca foi projetada para ser um ambiente que estimule a leitura e que as crianças queiram frequentar. Além de mesas, nesse local de leitura haverá um tablado de madeira com almofadas e uma piscina de bolinhas. Vale destacar ainda no térreo a existência de uma sala preparada para a amamentação, próxima aos berçários.
Outra intervenção arquitetônica de apoio ao aprendizado das crianças poderá ser encontrada no solário e também no pátio interno do novo CMEI. Serão painéis de cerâmica para atividades de pintura com as crianças. Na parte externa da nova unidade, outros dois pátios poderão ser utilizados para atividades com as crianças, um com areia e playground e outro com bancos e vegetação.
Assim como ocorreu em outras unidades da Prefeitura, o projeto do CMEI Iguatemi também contempla melhorias na área administrativa. A estrutura de apoio aos servidores inclui cozinha e vestiário. Os servidores também contarão com estacionamento próprio, com vagas para carros e motos.
SESSÃO - A abertura dos envelopes com as propostas das empresas está marcada para às 14 horas do dia 17 de maio, na sala de Abertura de licitações do Departamento de Licitações e Compras (Rua Pedro Druszcz,160, Centro).