Araucária adquire mudas para projeto com nova variedade de morango; lucro maior está entre as vantagens
Da Assessoria
A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Agricultura (SMAG), está concluindo o processo de compra de 30 mil mudas de uma nova variedade de morango, a BRS DC25 (chamada de "Fênix"), desenvolvida pela Embrapa. Essa nova variedade chama atenção pelo tamanho maior da fruta, por ser mais doce, ter maior resistência ao transporte e durabilidade pós colheita. Outra grande vantagem é a possibilidade de lucros maiores pela oferta da fruta em período anterior a outras variedades disponíveis no mercado. As mudas que estão sendo adquiridas serão destinadas, em breve, a um projeto com pequenos produtores rurais do município. Araucária está entre os principais produtores de morango no Estado e, há anos, a Prefeitura tem apoiado os pequenos produtores para o desenvolvimento dessa cultura.
Esse projeto tem por objetivo levantar informações, por meio de visitas às propriedades, sobre a produção estimada, a quantidade de pessoas que vivem da renda da propriedade, a sanidade e o manejo da cultura. Outro parâmetro a ser considerado na seleção a ser realizada pela SMAG será o meio de produção utilizado pelos agricultores: se o cultivo é em solo com túnel baixo e alto e o cultivo em substrato em ambiente protegido (estufa). Conforme informações da Embrapa, esta nova variedade de morango tem início mais precoce da produção das frutas e, de acordo com o período de plantio, pode estender o período de produção em até sete meses. Isso representa oportunidade de maior retorno financeiro para o produtor no período por poder ofertar o produto em período anterior à produção de outras variedades disponíveis no mercado. Os frutos dessa nova variedade são grandes e de cor vermelho intenso. Quanto ao sabor, o “equilíbrio entre sólidos solúveis e acidez garante sabor mais doce, atendendo à preferência do consumidor nacional”, diz a descrição fornecida pela Embrapa. Quanto ao potencial de produção, cada planta pode chegar a produzir até 1,2 quilo da fruta.
Com o apoio e investimento da Prefeitura, a produção de morango em Araucária deixou de ser um complemento de renda para muitas famílias do campo e virou a principal fonte de recursos das famílias. Ao longo do ano, os produtores do município contam com o apoio da Prefeitura na distribuição gratuita de milhares de mudas e na orientação técnica. De acordo com dados do IDR Araucária, a produção de morango em 2022 rendeu aproximadamente R$ 38 milhões e envolveu cerca de 300 famílias. As localidades de Colônia Cristina, Rio Verde, Ipiranga, Campestre e Taquarova concentram a grande maioria da produção de morango no município.
O produtor rural de Araucária que desejar mais informações sobre a produção de morango pode se dirigir à Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), que fica à rua Profᵃ Kazimiera Szymanski, 67, Porto das Laranjeiras. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. Informações: (41) 3614-7530.