Araucária contratou mais de 800 profissionais concursados para a Educação nos últimos anos
O histórico de contratações dos profissionais aprovados em concurso mostra o foco do município com a ampliação do atendimento na Educação Infantil.
Os números da Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) mostram que o município contratou mais de 800 profissionais aprovados em concurso público desde 2017 para cargos do magistério. Uma pequena parte desses profissionais foi contratada para a reposição de servidores aposentados ou falecidos, mas a grande maioria chegou para ampliar o quadro de atendimento, principalmente para a Educação Infantil.
De 2017 aos primeiros dias de 2022, chegaram 503 Professores de Educação Infantil, 296 professores de docência I e 47 pedagogos. O histórico de contratações dos profissionais aprovados em concurso mostra o foco do município com a ampliação do atendimento na Educação Infantil. Em 2017, chegaram 147 Professores da Educação Infantil; em 2018, foram 25; em 2019, 121 profissionais; em 2020, 64 novos; em 2021, 42 contratados. Agora, em 2022, já chegaram 104 Professores da Educação Infantil.
Vale lembrar que, recentemente, o município reestruturou as carreiras dos Educadores Infantis II como Professores de Educação Infantil. Com isso, mais de 750 profissionais passaram a fazer parte do quadro do magistério e ter plano de carreira, calendário letivo, possibilidade de aposentadoria especial (25 anos de contribuição) e outros benefícios semelhantes ao que já ocorrem com Professores de Docência I e II e também aos Professores Pedagogos.
Essa reestruturação na carreira dos profissionais ocorreu por iniciativa da Prefeitura e foi aprovado pela Câmara Municipal. A Secretaria de Educação contratou uma empresa de consultoria para avaliar a questão e o resultado desse trabalho levou à elaboração do projeto de lei enviado à Câmara. Com esse reenquadramento, os Professores de Educação Infantil passam a atuar como regentes de turma, do Infantil Bebê ao Infantil 5, enquanto os Professores de Docência I voltaram a integrar, preferencialmente, o grupo de profissionais do Ensino Fundamental nas Escolas.