Araucária ganha certificado e selos do Ministério da Saúde por eliminação de doenças e infecções transmitidas de forma vertical
A transmissão de forma vertical se caracteriza as doenças e infecções transmitidas da mãe para o bebê ainda na barriga, ou no período amamentação
O munícipio foi destaque e recebeu o certificado de eliminação da transmissão vertical (TV) do HIV, que não apresentou nenhum caso de transmissão vertical nos últimos 5 anos e também o Selo Prata de Boas práticas na eliminação da TV da sífilis e o Selo Bronze no combate à hepatite B.
Poucos são os municípios do região metropolitana que receberam tais certificados, são eles Curitiba, Colombo, Pinhais, Almirante Tamandare e agora, Araucária, que recebeu as honrarias na tarde do dia 29 de outubro, após visita técnica da comissão do Ministério da Saúde.
"É a primeira vez que Araucária participa deste pleito e recebe essas certificações. Essa conquista é resultado do esforço contínuo da nossa equipe na assistência ao pré-natal e à saúde das mulheres de Araucária. Temos trabalhado em rede, e essa conquista é um reflexo desse trabalho colaborativo", destacou Cleonice Aparecida de Oliveira Machado, enfermeira e coordenadora do SAE/CTA de Araucária.
Essa conquista reflete o comprometimento e trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e dos profissionais do Hospital Municipal de Araucária (HMA).