Araucária inicia projeto da Gestão Itinerante da Saúde

(Texto Reprodução: Prefeitura de Araucária)

O Projeto de Gestão Itinerante da Saúde (GIS) nasceu com o objetivo de aproximar as necessidades da população das políticas públicas por meio da integração entre a gestão, servidores e a comunidade. É um modelo de gestão descentralizada, ou seja, os gestores vão até as unidades de saúde, identificam os processos de trabalho realizados, avaliam seus impactos, corrigem e padronizam as fragilidades encontradas.

A Unidade de Saúde São José, no Tupy, será a primeira a receber o GIS que será realizado na próxima semana entre os dias 06 a 11 de fevereiro. Conforme a programação, no primeiro momento ocorrerá uma integração entre a gestão e os servidores da unidade. Nesta fase haverá o alinhamento dos processos de trabalho. Posteriormente, os servidores participarão de uma oficina de acolhimento.

É importante destacar que ao longo da semana, mesmo com a realização do GIS, os atendimentos na Unidade serão mantidos e os pacientes não serão prejudicados com a presença das equipes da Secretaria de Saúde no local.

Seguindo a programação, na quarta-feira (08) das 18h às 20h o Secretário de Saúde, Adilson Seigi Suguiura vai receber a comunidade local para uma conversa sobre as necessidades e demandas da população. Todos os moradores estão convidados a participar.

No sábado (11) a unidade vai abrir as portas das 09h às 16h para atender a comunidade e vai oferecer diversos serviços como: consultas médicas, consultas de enfermagem, estratificação de: risco de saúde mental, diabéticos, hipertensos e do risco do idoso, consulta e avaliação para gestantes, coleta de preventivo, avaliação odontológica e para diagnóstico de câncer bucal, distribuições de kit para escovação dental, vacinação, pesagem com avaliação nutricional, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

Além disso, no sábado a Unidade também vai realizar atualizações cadastrais, auriculoterapia, orientações sobre tabagismo, roda de conversa com a psicologia e grupo de atividades de prevenção (cuidado com a coluna). As equipes também estão preparando uma série de atividades recreativas para o dia.