As notinhas picantes da política em F. Rio Grande e região

Um candidato a prefeito, de uma cidade da região, falou com todas as letras, que as pessoas que desejavam disputar a eleição a vereador, que ficaram de fora na convenção, terão algum tipo de cargo na prefeitura, caso, óbvio, vença o pleito. O Foca estranha este tipo de promessa, pois em suas falas, promete enxugar a máquina pública. Será que vai trocar seis por meia dúzia?

Já em outro município, ao que parece, o candidato a prefeito está tão confiante que vencerá o pleito, que deve ter comprado a bateria de fogos. Eleição se vence no dia 15 e, as comemorações, apenas a partir do fechamento de todas as urnas. Mas, de toda forma, sucesso ao candidato.

Dia 7 de Setembro, feriado nacional e, o legislativo de Fazenda Rio Grande não promoveu sessão nesta semana. Por coerência, deveria realizar a reunião semanal na terça-feira. O Foca achou uma incoerência, pois observa que as duas últimas sessões foram rápidas e, no dia 8, terça-feira, deveriam os vereadores se reunir e debater a pauta rapidamente, mas...

Em Agudos do Sul, não foi diferente. Com poucos assuntos na pré-pauta, a vereança não teve sessão na segunda-feira, feriado nacional. Dessa forma, os assuntos “engatilhados”, ficam para a sessão do dia 14. Em Mandirituba e outros municípios, os legislativos promoveram sessões normalmente. Só que a sessão em “Mandicity” foi rapidinha!

Os candidatos a vereador, pelos municípios da região, já desenham a caminhada rumo ao legislativo. Em Tijucas do Sul, quem se apresenta com boas propostas, é Carlos Forville, o conhecido Carlão, que está na coligação do ex-prefeito Gringo. Ligado a área de comunicação, Carlão tem por meta, na Câmara, trabalhar de maneira mais acentuada na assistência social. Boa sorte Carlão.

Quem esteve tomando um chimarrão com Pedro Bala, no Café com o Bala, foi o deputado federal, Toninho Wandescheer. Falou de tudo e um pouco mais. Relacionou as emendas destinadas para os municípios do Paraná e deu palpites em relação as candidaturas pelas cidades que representa. Cutucou, foi cutucado, mas demonstrou relação com todos os candidatos, até mesmo aqueles que não estará dando apoio, por motivos partidários. “Muitos amigos prefeitos, vereadores, empresários serão meus adversários, mas nunca inimigos”, comentou na “live” ocorrida na manhã da última segunda-feira.

As convenções foram tantas, nesta semana, que deu um branco na cabeça do Foca, que não sabia para que lado ia. O prazo termina no dia 16, Importante informar que, os que já foram homologados, somente poderão se anunciar candidatos de fato, após o devido registro e sinal verde do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Neste sábado, os partidos coligados e que apoiam a pré-candidatura do empresário Ricardo Miranda realizam suas convenções, que definem os nomes para a eleição de 15 de novembro. A expectativa fica por conta de quem será o vice, podendo ser o professor e vereador Marlon.

Nos bastidores, as conversações por parte de Miranda é com o Podemos, da vereadora Isabel Baran, que num primeiro momento, demonstrou interesse em disputar a eleição à prefeitura. Até sábado, isso e, muito mais, ficará oficializado nesta convenção.

Neste sábado, a equipe de esportes de O Repórter, estará, a partir das 20 horas, direto de Cantagalo, oeste do Paraná, transmitindo o jogo de futsal, entre a equipe da casa e o Fazenda Rio Grande. A partida é válida pela Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal. A expectativa dos dirigentes do time fazendense é fazer uma boa campanha no certame e, passar as próximas fases. Boa sorte time fazendense! 

E os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba, em reunião remota pela Internet, no meio desta semana, decidiram manter os decretos em vigor, ou seja, tudo funcionando em suas cidades. Segundo o prefeito e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana, Marcio Wozniack, os decretos podem ser alterados, caso a pandemia dê uma guinada para cima.

Tivemos neste mês, o feriado de 7 de Setembro e, muitas pessoas deixaram suas casas para uma voltinha nos parques e Praça Brasil. As equipes de saúde estão de olho no quadro da pandemia, para ver o resultado deste feriado. Em Curitiba, a bandeira laranja trêmula, já que os casos de coronavírus se mostra na ascendência. Preocupante, pois muitos fazendenses trabalham na Capital. Boa semana a todos e todas! #fiqueemcasa