Assistência Social promove a Campanha Faça Bonito contra o Abuso e e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Da Assessoria
A Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande e da Secretaria Municipal de Educação, realiza a partir de terça-feira, dia 18 de maio, ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações recebem apoio dos três CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), escolas municipais, Núcleo da Infância e Adolescência e parcerias.
O dia 18 de maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país. Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A campanha “Faça Bonito” tem como símbolo uma flor amarela, que representa a lembrança dos desenhos da primeira infância e relaciona a delicadeza de uma flor com a vulnerabilidade de uma criança. A proposta anual da campanha, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Nesse Momento de Pandemia é importante que enquanto rede possamos refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Entendemos ainda que, com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença delas/es na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet. Além disso temos uma importante reflexão conjunta: “Como fazer com que os caminhos da denúncia cheguem nas crianças em isolamento, especialmente aquelas que não possuem acesso às novas tecnologias?
Para além da data, a campanha com os dizeres “Faça Bonito Proteja nossas Crianças e Adolescentes” é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Entre os dias 17 e 27 de maio será realizada a capacitação para Rede Municipal de Educação (Diretores, Pedagogos e Professores (manhã e tarde) sobre o Tema – responsável Evelin - Coordenadora do CREAS, Rejane Coordenadora da Gestão do Trabalho e Cristina Coordenadora do Núcleo da Infância e do Adolescente;
- 17 de maio:
- Divulgação pelos equipamentos com a flor que é símbolo da Campanha (SMAS, SME, Prefeitura, CRAS, CREAS, Escolas Municipais);
18 de maio:
- Às 10h, blitz Educativa pelo Núcleo da Infância e do Adolescente em frente à Prefeitura;
- Distribuição de Botons para usuários da SMAS, SME e SMM e nos CRAS`s;
Dia de 19 de maio
- Postagem do Painel de fotos, responsável Núcleo da Infância e do Adolescente; Vídeo informativo elaborado pelo Núcleo da Infância e do Adolescente com divulgação nas redes sociais.