Coronavírus
Assomec recomenda reabertura de academias, bares e liberação de missas na Grande Curitiba
Publicado: 16/07/2020
Autor: oreporter
[caption id="attachment_24943" align="alignnone" width="538"]
Preocupação é o número elevado de pessoas circulando pelas ruas[/caption]
Da Assessoria
A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) divulgou nesta quarta (15) um modelo de decreto a ser adotado pelos municípios com medidas para conter o avanço da pandemia de Covid-19. O modelo foi definido após reuniões com prefeitos e prevê a liberação de academias, bares, salões de belezas e cultos religiosos. Caberá a cada uma das 29 prefeituras da região redigir os próprios decretos e acatar ou não as recomendações da Assomec.
Em nota, a prefeitura de Curitiba informou que o regramento em vigor para o município é o estabelecido no Decreto Municipal 810/2020: "Essas medidas valem até a publicação de um novo decreto, o que deve acontecer ainda nesta semana com o objetivo de atualizar o conteúdo legal frente ao cenário da pandemia de covid-19 na cidade". As informações extraoficiais obtidas pela reportagem, no entanto, são de que Curitiba não irá adotar todas as recomendações da Assomec, porque a curva de contaminação na capital está em crescimento. O boletim da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba desta quarta-feira (15) traz 717 novos casos confirmados, elevando para 11.390 os casos positivos e testados na Capital. Também forma confirmadas entre o boletim de terça (14) e esta quarta, mais 12 óbitos. Agora são 299 os casos de mortes pela doença. A Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, inclusive, disse nesta quarta que a bandeira laranja de alerta vai ser avaliada até a sexta-feira (17).
A Assomec decidiu fazer os apontamentos depois que o governo do Paraná desistiu de prorrogar a quarentena restritiva para conter o Covid-19 em sete regionais e praticamente liberou as prefeituras para tomarem as próprias medidas de combate à pandemia. A Assomec orienta ainda que os estabelecimentos que não cumprirem as medidas podem ter alvará de funcionamento cassado pelo período que durar a pandemia. As prefeituras da RMC devem publicar seus novos decretos até o fim da semana.