Piên
Atendimento de primeira
Publicado: 14/02/2020
Autor: oreporter
Com um investimento do Fundo Municipal de Saúde, na ordem de quase R$ 202 mil, o prefeito João Padeiro e o secretário de Saúde Jair Batista acabam de entregar a Unidade de Saúde do Centro de Piên, que passou por reforma e ampliação. Também foram concluídas a sala de Raio-X odontológico e a Farmácia Municipal, que eram de grande necessidade para melhor atender à população.
A unidade do centro conta agora com mais um consultório odontológico, sala de esterilização, sala de amamentação, sala de triagem e preparo, sala de curativos, sala de assistência social, sala de inalação, sala para depósito de equipamentos (cadeiras de roda, muletas, etc.) e uma sala destinada aos produtos de higienização das unidades de saúde.
Uma ampliação que garante o atendimento para todos: “É uma unidade de saúde completa e que conta com estacionamento e rampa de acessibilidade para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção”, aponta João Padeiro.
No prédio anexo, no mesmo endereço, também foi inaugurada a sede da Farmácia Municipal, que passou a contar com um amplo espaço de atendimento. Lá, estarão disponíveis medicamentos e materiais hospitalares de uso da população, como gase, curativos, agulhas, etc. e para garantir o conforto de todos, o espaço conta com assentos na sala de espera.
O Prefeito destaca que a disponibilização de uma área específica, dedicada para a Farmácia Municipal, era uma necessidade antiga e que, agora, finalmente, isso foi possível. “Antes as pessoas eram atendidas no mesmo espaço do Posto de Saúde Central e tinham que aguardar em pé o atendimento. E, muitas vezes, o atendimento era demorado. Agora, com o novo espaço, será possível uma melhor organização do estoque e do fluxo de pessoas, o que permite uma agilização no atendimento da farmácia”, detalhou Padeiro, lembrando também da modernização do sistema de informática.
O secretário Jair Batista esclarece ainda que a lista de medicamentos fornecidos em Piên, é uma das mais completas da região. “Para se ter ideia, em 2019, foram atendidos 28.075 receituários, o que totaliza uma média de 113 receituários por dia. Entregamos, em 2019, um valor da ordem de meio milhão de reais em assistência farmacêutica para a população e foram distribuídos mais de um milhão e seiscentos mil itens, com forte crescimento em relação aos anos anteriores”, afirma Jair.