Aulas de história utilizam acervo para aprendizagem de alunos

O momento de pandemia e aulas remotas é inusitado e até anos anteriores impensável. Porém, a grande necessidade do educador é reinventar a forma de levar o máximo de aprendizagem ao aluno de forma remota. Pensando nisso, algumas professoras da rede municipal de ensino vêm buscando estas alternativas para ensinar as crianças. E uma das formas de apresentar um pouco da história de Piên para os alunos é levar um pouco do museu para a casa das crianças, já que eles não podem ir até o museu.

As professoras Ana Claudia Ribas Cordeiro e Valéria Honório de Lima, da Escola Municipal do Campo de Gramados, estiveram na Casa da Memória de Piên consultando o acervo do museu para elaborar as atividades para as crianças. “Infelizmente temos pouco material didático que conte da história de Piên, e como não podemos trazer os alunos até o museu vamos levar um pouco do museu para eles”, frisou a professora Ana Claudia.

Ela conta ainda que todos os professores da rede municipal estão orientados a realizar atividades com os alunos e arquivar essa documentação para servir de material didático para outras turmas. “A ideia é fazer uma espécie de apostila para que possa ser seguida ano a ano”, frisou ela. A atividade faz parte da matéria de História, onde são repassados conteúdos sobre patrimônios históricos e culturais da cidade.

Para a secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Adriana Bueno Franco, a ideia das professoras é bastante válida e terá resultado positivo para a aprendizagem dos alunos. Adriana ainda coloca a estrutura e o acervo do museu para que outros professores busquem realizar o local como base didática. “Estamos de portas abertas para que os professores possam vir aqui e utilizar do nosso acervo para ensinar sobre Piên para as crianças. Nossa equipe também está pronta para auxiliar nesta pesquisa e levantar dados relevantes da história da cidade”, frisou.