Câmara de Fazenda Rio Grande recebe palestra sobre a conscientização da saúde do homem
Da Assessoria
A Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande recebeu a enfermeira e especialista em Gestão Estratégica em Saúde, Jéssika da Cruz, para uma palestra alusiva à campanha do Novembro Azul. Os servidores e parlamentares se reuniram para assistir a palestra e tirar dúvidas sobre a saúde do homem e, mais especificamente, o câncer de próstata, tais como: o que é a próstata, quais os sintomas de possíveis problemas, como são feitos o diagnóstico e o tratamento do câncer, além das formas de prevenção.
Segundo dados que a enfermeira do município de Fazenda Rio Grande trouxe, o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina brasileira, atrás apenas dos tumores de pele. Jéssika também explicou sobre a idade em que os homens precisam começar a realizar exames médicos: 50 anos no geral, e 45, caso já existam casos de câncer de próstata na família. Os homens devem ficar atentos aos sinais e sintomas - quais sejam, dor ou dificuldade para urinar, jato de urina fraco ou com sangue e urinar com maior frequência durante a noite - e devem procurar um médico para investigar.
Os dois principais exames são o toque retal, no qual o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, e o PSA (antígeno prostático específico) que, segundo Jéssika da Cruz, “é um exame de sangue feito em laboratório, que avalia o funcionamento da próstata”. As principais formas de prevenção são uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.