Tijucas do Sul
Câmaras devolvem sobras destinadas a investimentos
Publicado: 20/05/2016
Autor: oreporter
Da Redação
Diversas Câmaras de Vereadores da região fecharam o exercício de 2015 devolvendo dinheiro para o Poder Executivo. São sobras registradas no período, referentes aos repasses mensais a que o Legislativo tem direito de acordo com a lei, que foram se acumulando no decorrer do ano.
A Câmara de Tijucas do Sul deixou de gastar R$ 850 mil no exercício passado. A intenção era usar o dinheiro para a construção de sede própria, já que a Casa do Povo funciona em instalações inadequadas. Entretanto, os vereadores, de maneira consensual, decidiram abrir mão do valor e entregar o valor para que a prefeitura local promovesse obras de reforma no hospital, além da aquisição de 18 academias ao ar livre, construídas em diversas regiões. Além deste valor, mais recentemente, os vereadores, sempre de maneira consciente, doaram R$ 500 mil para contribuir com a compra de unidade da PUC Pró Ação, que foi transformada num espaço da cidadania, já que no local funcionam secretarias municipais, escolas, bibliotecas e outros serviços da administração direta. “Somos unidos e investimos na qualidade de vida da população. Aqui não tem oposição nem situação. Esse bom relacionamento começou no comando do presidente Claudemir e teve sequência no meu mandato. O prefeito Gringo faz um excelente trabalho na prefeitura e temos obrigação de contribuir com essa boa administração. Quando abrimos mão do dinheiro para investir na saúde da população, nenhum vereador foi contra. É assim que deve ser e assim será”, acentua o presidente Zé Antônio.
Para racionalizar gastos, a maioria das cidades menos populosas destina um percentual bem inferior do limite previsto, que é da ordem de 7 por cento. O dinheiro recebido é investido na folha de pagamento dos vereadores, servidores e fornecedores e as sobras vão sendo depositadas num fundo municipal. As sobras, ao final de cada exercício, geralmente são devolvidas para o prefeito. Geralmente, os vereadores é que decidem onde a obra será usada. Tijucas do Sul é um município de porte pequeno e a receita é pequena, mas mesmo assim as obras são realizadas com frequência na pequena cidade e a câmara de vereadores tem contribuído para a efetivação de diversos projetos. O prefeito José Altair Moreira, o conhecido Gringo, sempre faz questão de ressaltar a harmonia com os vereadores. “Tem vereador que foi nosso adversário na campanha, mas a eleição acabou e nos tornamos parceiros, pois temos que pensar no bem estar de todos os moradores, promovendo obras e mais obras que garantem qualidade de vida à todos. Aqui em Tijucas eu garanto que Executivo e Legislativo caminham de mãos dadas. Deveria ser assim m todas as cidades”, finaliza Gringo.