Caminhada na Natureza encanta participantes com trilhas, cachoeiras e inclusão

Neste domingo, 6 de abril, aconteceu em Mandirituba mais uma edição da Caminhada na Natureza. Desta vez, o circuito Celso Aramis foi palco de uma linda experiência ao ar livre, com trilhas encantadoras, cachoeiras, araucárias centenárias e uma beleza de tirar o fôlego.
Os primeiros trilheiros a finalizarem o percurso foram Miguel Lemos Vargas e Ruan Maurílio, que, por já terem experiência em provas de corrida e trilhas, completaram o trajeto duas vezes — a primeira correndo e a segunda caminhando para apreciar melhor as paisagens. “Subestimei o percurso por ser uma caminhada, mas foi uma aventura muito legal, com várias subidas, descidas, obstáculos com raízes e pedras, o que deixou a experiência ainda mais especial”, contou Miguel. Já para Ruan, o que mais chamou a atenção foram as cachoeiras e a mata bem preservada. “O percurso é extraordinário, uma verdadeira mistura de trilha com aventura. Passamos por cachoeiras, trilhas e plantações; realmente superou as expectativas”. Os amigos já estão na expectativa pelas próximas caminhadas e garantiram que querem participar de todas.
As belezas do circuito surpreendem até quem já conhece bem o local, como é o caso de Nelson Antonio Gai, de 65 anos, participante assíduo das caminhadas há cinco anos. “O Circuito Celso Aramis é realmente incrível, e sempre que passo por aqui me encanto com o lugar. Agora é hora de repor as energias com esse belo almoço que nos espera”, comentou. Outro ponto de destaque para os aventureiros foi a organização do evento. “Caminhada muito bem sinalizada, com acesso fácil, excelentes pontos de apoio, atendimento incrível e banheiros limpos. E, claro, a paisagem exuberante”, declarou Lucas Ramos de Souza. Uma demonstração de superação e força veio de Maria Sueli Fonseca Cordeiro, de 72 anos, que concluiu a caminhada com muita disposição e alegria.“Esta já é minha quinta caminhada e adoro participar. A maior dificuldade são as subidas, mas já sei como enfrentá-las e sigo tranquila, um passo por vez.”
O evento contou com a presença do prefeito Felipe Machado e do vice-prefeito Guilherme Gelatti, que destacaram a relevância das caminhadas como forma de valorizar as belezas naturais de Mandirituba e fomentar o turismo sustentável no município. Ambos reforçaram o compromisso da gestão em incentivar ações que promovam lazer, bem-estar e desenvolvimento local
Inclusão na Caminhada
A Secretaria de Desenvolvimento, atenta às sugestões dos participantes, promoveu uma mudança importante: as fitas de sinalização, antes vermelhas, passaram a ser amarelas, após orientação de pessoas com daltonismo — condição que altera a percepção de certas cores. A nova cor ajuda na melhor visualização do trajeto, tornando o evento mais acessível para todos.
“As caminhadas na natureza têm um papel fundamental no fortalecimento do turismo rural e na valorização das nossas riquezas naturais e culturais. Cada edição movimenta a economia local, gera renda para produtores, artesãos e comerciantes, além de colocar Mandirituba no mapa do ecoturismo paranaense. Nosso objetivo é continuar incentivando eventos como este, que unem lazer, saúde e desenvolvimento econômico sustentável para a cidade", avaliou a secretária de Desenvolvimento, Jaqueline Fernandes.