Caminhão quebra e coleta de lixo fica sem serviço em Campo do Tenente
Tenenteanos dizem que o município virou um lixão a céu aberto e população reclama
Da Redação
A coleta de lixo doméstico, “não” vem sendo feita em Campo do Tenente pela prefeitura local e, quem anda pelas ruas do centro e dos bairros, vê grande volume de sacos pendurados em muros, portões e espalhados nas calçadas. Os tenenteanos estão se virando do jeito que podem. Ninguém quer deixar o lixo dentro de casa. "Tem que colocar na frente de casa e largar, pois não tem outro jeito”, reclama uma moradora que pediu para não ter seu nome revelado. “A prefeitura poderia informar o que devemos fazer”, coloca.
Uma fonte da prefeitura diz que o caminhão que faz a coleta na cidade quebrou no começo desta semana e o serviço deixou de ser promovido em Campo do Tenente. Grupos de WhatsApps estão promovendo as reclamações e, alguns moradores, de forma irônica, indicam que a população leve o lixo para frente da prefeitura. “Se levarmos lá, certamente o prefeito vai determinar que o lixo seja recolhido, determinando que seja levado para o local de costume”.
Com o assunto escancarado nas redes sociais, surgiu documento que mostra que a prefeitura, contratou, pelo sistema “dispensa de licitação”, uma empresa de Joinville para fazer a coleta de lixo em Campo do Tenente. A Locar Truck Eireli Epp, ao custo de R$ 36 mil, que pelo documento, deveria fazer o serviço de coleta de lixo sólido. “Onde está o caminhão contratado? Precisamos descobrir se a prefeitura pagou a mencionada empresa?”, questiona um internauta que usou o grupo da cidade para reclamar. Uma outra pessoa sugeriu que o questionamento seja feito no Ministério Público.
A reportagem de O Repórter levantou que até o final desta quinta-feira, dia 22, o caos permanecia na cidade, sem recolhimento de lixo. “Campo do Tenente virou um lixão”, observa u morador da cidade. O espaço está aberto ao contraditório.