Fazenda Rio Grande
Campanha de Vacinação contra a Gripe, já atingiu 79,72% da população prioritária
Publicado: 20/05/2016
Autor: oreporter
A Vigilância Epidemiológica do município, divulgou na terça-feira (17) que 79,72% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, já foram imunizados em Fazenda Rio Grande, equivalente a 15.221 pessoas.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% dos grupos prioritários até a próxima sexta-feira (20).
Dentre os grupos prioritários para a vacinação, idosos apresentam até o momento, a maior cobertura, 91,25%, ultrapassando a meta, considerando que a população do município já é maior do que a registrada no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em seguida estão as mulheres que tiveram bebês há até 45 dias, com 80,45% de cobertura; as crianças de seis meses a menores de 5 anos, com 79,35%, os trabalhadores de saúde com 63,67% e por último as gestantes com 60,19% de cobertura.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, o município só não atingiu as metas de todos os grupos ainda, devido a interrupção provocada pela falta de vacinas que ocorreu na última semana prejudicando a campanha. Ela lembra que a distribuição de vacinas, é de responsabilidade do Governo Federal, e que esse ano, o município vem recebendo lotes menores do que no ano passado e com maior intervalo de tempo.
A coordenadora alerta ainda, que a a Campanha, se encerra no próximo dia 20, e alerta àqueles que ainda não tomaram, que procurem a Unidade de Saúde para se vacinarem.
“É importante que o grupo prioritário usufrua esse direito pois são mais vulneráveis por apresentarem faixa etária ou condições que requeiram a imunização”. Ressalta que no caso da gestante, quando a mesma é vacinada, o bebê também é imunizado.
O Ministério da Saúde afirma que neste ano houve uma adesão de maior número em relação à Campanha. De acordo com tabelas relacionadas aos últimos quatro anos, as campanhas tiveram que ser prolongadas, a fim de atingir o número desejado.
O secretário de Saúde José Roberto Zanchi, explica que ainda não há informações se neste ano acorrerá a prorrogação da campanha, mas que, caso ocorra, a população será informada pela Secretaria de Saúde.