Campanha de vacinação contra a Gripe termina na terça-feira

Iniciada em abril deste ano, a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 chega ao final na próxima terça-feira, dia 31 de agosto. Neste ano, devido a pandemia, a vacinação teve pouca procura, fazendo que o Ministério da Saúde ampliasse a imunização para toda a população. Em Piên a vacinação contra a gripe acontece paralelamente à vacinação contra a Covid-19. Todas as unidades de saúde do município estão aptas a aplicar a vacina, basta somente o munícipe levar documento de identificação, carteira do SUS e carteirinha de vacinação.

A meta dos municípios é atingir pelo menos 90% dos grupos prioritários, o que em Piên significa algo em torno de 5.000 pessoas. “Até agora atingimos 84% dessa população, por isso pedimos que todos aqueles que façam parte de algum dos grupos prioritários procurem a unidade de saúde para receber a vacina”, frisou Mayara Grosskopf, coordenadora de saúde do município. O atraso do cumprimento da meta se dá também porque muitas pessoas aguardaram o término do esquema vacinal da Covid, para procurar a vacina contra a H1N1. “Fica o alerta para estas pessoas que a campanha se encerra na próxima terça-feira, por isso é importante que procurem o quanto antes uma das unidades de saúde do município para receber o imunizante”, falou Mayara.  

A Influenza é uma gripe ou doença respiratória de origem viral, com alto potencial de transmissão e rápida disseminação, podendo levar ao agravamento ou morte. Existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. Os sintomas da doença são febre alta, calafrios, dor de cabeça e muscular, mal estar, tosse seca, entre outros. A gripe é transmitida por meio de secreções das vias respiratória da pessoa contaminada, ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão do vírus à família e à comunidade.

Pessoas com suspeita de Covid-19, com sintomas de outras infeções ou que receberam a menos de 14 dias a vacina da Covid-19 não poderão receber o imunizante contra a Gripe. Quem teve Covid-19 e está recuperado e passaram no mínimo 30 dias do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, podem buscar sua dose para a gripe. A precaução serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas.