Campanha de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada
Da Assessoria
Devido à baixa procura pela vacinação de Sarampo nesse ano, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da secretaria de saúde, decidiu prorrogar a campanha no município, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Pessoas que não tomaram a vacina nesse ano têm, agora, até o dia 30 de outubro para comparecer à Unidade de Saúde mais próxima. De acordo com a secretaria municipal de saúde, a vacinação contra o sarampo está sendo realizada desde março, mas, em decorrência do coronavírus, apenas 5,8% da população brasileira que faz parte do público-alvo foi imunizada, o que corresponde a 5,29 milhões.
O público-alvo da campanha é formado por jovens e adultos, entre 20 a 49 anos. Em Fazenda Rio Grande, nesse ano, foram registrados nove casos de sarampo. A Vigilância em Saúde orienta que, mesmo que a população já tenha tomado a vacina, é necessário procurar os postos de saúde para ter acesso a uma segunda dose, como forma de bloqueio. Para ser vacinado, o usuário deve ter em mãos um documento com foto, cartão SUS e a carteira de vacinação. Quem ainda não tem cartão SUS, pode pedir na Unidade de Saúde. Em Fazenda Rio Grande, todas as UBS estão à disposição da população. “Convocamos a população fazendense a se proteger contra a doença. A vacina é a única forma de estar imune, por isso contamos com a participação de todos que estão na faixa etária do público-alvo para que assim possamos combater o sarampo em nosso município”, ressalta a secretária de Saúde, Irani dos Santos.
O sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e altamente contagiosa. A única maneira de se proteger além dos hábitos de higiene, é a vacina. A transmissão acontece por via aérea: tosse, espirro, fala e até mesmo a simples respiração próxima ao infectado. O tempo de difusão da doença ocorre entre quatro dias antes ou após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.