Campanha de vacinação infantil teve início em Piên

Começa a vacinação de crianças em Piên (Imagem Divulgação)

Da Assessoria

O Paraná deu início à vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade, com a distribuição dos insumos para que municípios realizem a campanha. A secretaria de Saúde de Piên recebeu estes imunizantes e já criou a programação para a vacinação das crianças. No total o município recebeu 130 doses da vacina destinada à este público e deverá iniciar a vacinação seguindo critérios como pessoas com comorbidade.

Piên definiu o cronograma inicial seguindo a recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, para a priorização das doses. “Vamos seguir o que diz o PNI, priorizando nesse momento as crianças que possuem alguma das comorbidades descritas no plano”, disse a coordenadora de saúde Mayara Grosskopf. A vacinação infantil iniciou na cidade nesta quinta-feira (20) e será feita exclusivamente na Unidade Central de Saúde, das 8h às 16h. Porém as famílias que possuam em casa uma criança acamada ou com dificuldade de locomoção podem solicitar à equipe de saúde para que a vacinação ocorra em casa. “Caso a criança acamada que tem problema de locomoção a família deve avisar ao agente de saúde para que nossa equipe vá até na residência aplicar o imunizante”, frisou Mayara.

É importante destacar ainda que os pais ou responsáveis pela criança deverão assinar um termo autorizando a vacinação. Quem optar por mandar seu filho através de um familiar deverá trazer o termo de consentimento já assinado no momento da vacinação. Além disso quem estiver acompanhando a criança deverá permanecer na unidade junto com a criança por cerca de 20 minutos. “Este é o tempo que a criança ficará em observação para acompanharmos se não terá nenhuma reação aguda pós vacina”, lembrou. As primeiras doses são apenas para as crianças de 05 a 11 anos que possuem alguma comorbidade. A aplicação para este grupo foi  nesta quinta e hoje, sexta-feira. A partir da próxima segunda-feira, dia 24, a vacinação já irá ocorrer para as crianças no geral, iniciando por aquelas que já completaram 11 anos de idade. “A partir de segunda iremos fazer a imunização através da idade, de forma decrescente, por isso é importante que a comunidade fique atenta aos alertas divulgados pela prefeitura”, comentou a coordenadora.

Pfizer relata 90% de eficácia

Segundo relatório divulgado em outubro do ano passado, a Pfizer relatou que sua vacina para crianças é 90% eficaz na prevenção da Covid-19. A dose da vacina para pacientes pediátricos com idades entre 5 e 11 anos é 10 microgramas, cerca de um terço da dose administrada em adolescentes e adultos. A empresa, inclusive, descreveu os resultados provisórios de dois estudos em andamento que testam a segurança e eficácia dessa posologia.

Quanto aos efeitos colaterais apresentados nos estudos eles são semelhantes aos que adultos apresentaram, sendo na maioria apenas dor muscular na região da aplicação da vacina. As crianças também apresentaram fadiga, cefaleia, febre e calafrios, além de algumas reações cutâneas, mas foram em sua maioria leves e desapareceram em poucos dias.

Porque é preciso vacinar crianças contra a Covid-19

Um dos principais motivos para enfim iniciarmos a vacinação de crianças contra Covid-19 no Brasil é impedir casos graves e mortes nesse público e novas ondas de transmissões, sobretudo pelo surgimento de variantes. Vacinar as crianças interferirá também na proteção indireta da população, já que aumentará a cobertura vacinal e diminuirá a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes. Como consequência, pessoas que não podem se vacinar, seja pela idade (crianças muito pequenas) ou por questões de saúde (os que têm restrições médicas), ficam mais protegidas.