Caso de polícia? Saúde de Agudos quer saber onde está antigo aparelho de Raio-X
Da Redação com Banda B
Onde foi parar o aparelho de Raio-X que estava aqui? Esta é a indagação da Secretaria de Saúde de Agudos do Sul, ao tomar conhecimento de que o equipamento simplesmente desapareceu da Unidade de Pronto Atendimento. O caso foi descoberto após denúncia na Câmara de Vereadores. Em nota, a secretária de Saúde, Irani Santos, informa que o Raio X foi trocado por um novo e que ex-gestores foram intimados a das explicações.
Desde que assumiu o setor de saúde do município, Irani Santos vem promovendo um bom trabalho na pasta, dando ênfase para a vacinação da população contra o vírus. Em paralelo, tenta colocar em ordem os problemas deixados pela administração anterior. E um dos problemas é buscar encontrar o Raio X, que estava na UPA. No cargo pouco mais de 3 meses, a secretária busca novos equipamentos para agilizar todos os atendimentos nos postos de saúde e na UPA. Um aparelho de Raio X, moderno e eficaz foi conquistado recentemente e implantado na pasta. Agora, a preocupação é saber onde está o antigo. “Havia um Raio-X antigo na UPA, que foi retirado na gestão passada para a instalação de um novo, mais moderno, todo digital. Eu cheguei e fiz a instalação desse novo aparelho”, contou Santos à Banda B, em matéria replicada pelo site O Repórter. “A falta do antigo aparelho, que ainda estaria registrado como parte do patrimônio da Prefeitura, só foi notada no momento da instalação de um Raio-X Odontológico. Essa semana nós precisamos instalar um Raio-X Odontológico, dentro da sala do dentista. Eu precisei do tripé e aí me falaram para pegar o tripé do antigo raio-X. Foi aí que não conseguimos encontrar essa máquina, ela sumiu, não sei o que fizeram”, afirmou Irani Santos.
O atual prefeito de Agudos do Sul, Jessé Zoellner, também conversou com a Banda B sobre o sumiço do raio-X. Segundo ele, uma denúncia sobre a situação foi feita pelos vereadores da cidade e algumas pessoas ligadas à antiga gestão informaram que o equipamento teria sido devolvido ao Estado. “Nós recebemos essa denúncia por parte da Câmara Municipal, pois assumimos a gestão interinamente há alguns meses e não estamos encontrando esse equipamento que estava sendo usado até ano passado. A princípio, algumas pessoas ligadas à antiga gestão alegaram que ele foi encaminhado ao Estado. Agora, abrimos uma demanda solicitando para o Estado se esse raio-X realmente foi devolvido”, revelou Zoellner. Se o sumiço do aparelho for confirmado, a prefeitura pretende abrir um boletim de ocorrência contra a gestão anterior.
A reportagem da Banda B entrou em contato com a antiga secretária de Saúde do município, Katya Carvalho, que afirmou que o equipamento está em posse de uma empresa terceirizada responsável pela manutenção do aparelho. “Eu comprei o novo Raio-X novo para colocar no lugar desse antigo. Só que isso foi no final da gestão. E essa empresa terceirizada levou o equipamento para a manutenção e para na sequência ser feito o pedido de devolução para o Estado. Eu passei isso para a nova secretária na época, mas acho que ela acabou não pedindo”, explicou. Ainda de acordo com Carvalho, o aparelho ainda estaria com a terceirizada e deve ser devolvido para a Prefeitura até a próxima segunda-feira, dia 21.