Ciúme exagerado: como identificar e o que fazer?

Saiba como lidar com esses sentimentos obsessivos 

O ciúmes é basicamente um sentimento de insegurança proveniente do medo de perder alguém, na qual a maior vontade é permanecer na relação. 

Em um relacionamento, o ciúme se revela quando há insegurança, desconfiança, é tendencioso a controlar e ter a posse, entre outros motivos que podem dificultar a confiança na pessoa. 

Já o ciúmes exagerado acontece por meio de pessoas que são inseguras e têm baixa autoestima, então sempre tem medo de perder alguém. 

Para esse ciúmes exagerado se desencadear nem sempre tem um motivo, pois às vezes é apenas a pessoa fantasiando algo que não acontece e acaba agindo dessa forma, e consequentemente causando sofrimento no parceiro. 

Por exemplo, você é sugar daddy e sua parceira quer saber sobre todos seus relacionamentos anteriores, todo dia fica conferindo seu celular, redes sociais, confere carteira, roupas íntimas, etc. isso pode ser um sinal que a sugar baby é ciumenta e que esse ciúmes algum momento pode ser exagerado. 

Geralmente uma pessoa ciumenta tem dificuldade em perceber como age e o quanto é exagerado, além de que esse ciúmes pode ser um ciúme patológico. 

O ciúme patológico é quando o ciúme fica exagerado, e que se enquadre como um “transtorno delirante”, isto é, um conjunto de “delírios divididos entre não bizarros ou bizarros”. 

O tratamento para pessoas com ciúmes exagerado é por meio da boa administração desse sentimento, ou seja, buscar ferramentas que te ajudam a controlar essas emoções obsessivas. 

Uma das melhores opções é por meio da terapia, seja sozinho ou em casal, assim um profissional capacitado irá identificar as emoções e causas por trás desse ciúmes e desenvolver meios para a cura. 

Já para a vítima do ciúmes exagerado o tratamento de possíveis traumas também é por meio de terapia, porém é importante que nos primeiros sinais de ciúmes exagerado e tentativa de controle da sua vida, você não se deixe intimidade e busque sair do relacionamento para viver uma vida de liberdade como você merece. 

Pois, o ciúmes exagerado se não for tratado, em algum momento pode desenvolver atitudes que coloquem em perigo sua integridade física e moral.