Com golaço e pancadaria, Paraná vence o Iguaçu e encosta no G4
O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Iguaçu, nesse domingo (dia 11), em União da Vitória, pela 7ª rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. O time da capital está em 6º lugar, com 10 pontos, colado no G4. A equipe do Interior está na 5ª colocação, com 10 pontos. Os dez clubes se enfrentam em um turno único na primeira fase. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais.
Desde o início da competição, o Paraná só havia vencido uma partida – 2 a 0 sobre o Toledo, na estreia. Depois, foram quatro empates e uma derrota. O jejum acabou nesse domingo, com a vitória sobre o Iguaçu.
Nas duas rodadas finais, o Paraná disputa duas partidas em casa, na Vila Capanema: contra o lanterna Araucária e o líder Patriotas. O time da capital precisa vencer esses dois jogos para chegar às semifinais.
ACESSO E REBAIXAMENTO
As semifinais e as finais são disputadas em jogos de ida e volta, com a vantagem do mando de campo do segundo jogo para as equipes com melhor pontuação nas fases anteriores. Os dois melhores garantem vaga na primeira divisão em 2024. Os dois últimos são rebaixados para a terceira divisão.
ESCALAÇÃO
O desfalque no Paraná era o zagueiro Marcão, suspenso. O técnico Fahel Junior adotou o esquema tático 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar.
PRIMEIRO TEMPO
Já aos 7 minutos, Geovane aproveitou cruzamento de João Gabriel e fez um golaço, com um chute acrobático. O Paraná tentou algumas jogadas com Romarinho pela esquerda, mas pouco produziu depois disso. O Iguaçu levou perigo em bolas cruzadas, mas não teve chances claras.
SEGUNDO TEMPO
O Iguaçu partiu com tudo para o ataque e dominou o segundo tempo. O time teve chance clara aos 20, mas Ícaro perdeu na cara do gol. Depois, mais três ataques perigosos. O Paraná encontrou dificuldades para sair do campo de defesa e para contra-atacar. Aos 33, num raro ataque, o time da capital fez o segundo gol, com João Gabriel completando cruzamento de Anderson Tanque, mas o lance foi anulado. A arbitragem entendeu que a bola saiu pela linha de fundo na jogada de Tanque. O lance é polêmico e a imagem da TV não é clara. No fim, aos 52, o jogo terminou em pancadaria e com dois jogadores do Paraná expulsos e um do Iguaçu.
IGUAÇU 0x1 PARANÁ
Iguaçu: Léo Lopes; Lucão, Heverton, Van Dal e M.Boito; Pablo (Ardlei), Adãozinho e Ícaro; Vandinho (Lucas Guedes), Ataliba e Romão (Uiller Tanque). Técnico: Ageu
Paraná: Felipe; Luis Roberto (Anderson Tanque), Geovane, Caio, Júlio Vaz e Diogo Carlos (Rafael Furlan); Romário, Gui Marques (Pedrinho), Romarinho e João Gabriel; Liliu. Técnico: Fahel Junior
Gol: Geovane (7-1º)
Expulsões: Lucas Guedes (52-2º), Liliu (55-2º) e Luis Roberto (55-2º)
Cartões amarelos: Felipe, Geovane, Romarinho, Rafael Furlan (P). Lucão (I)
Árbitro: Robson Babinski
Público: 3.941
Local: Antiocho Pereira, em União da Vitória (Com informações do Bem Paraná)