Começa a valer a tarifa zero para o transporte coletivo de Quatro Barras

Quatro Barras terá tarifa zero para o transporte coletivo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Quatro Barras

G1 Paraná

A tarifa zero para o transporte coletivo começou a valer nesta segunda-feira (21) em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O benefício vale para as linhas que operam dentro do município. O passageiro tem livre acesso às quatro linhas exclusivas que operam tanto em dias úteis, quanto em fins de semana. Saiba mais abaixo.

A cidade é a primeira na região metropolitana a implantar o benefício, que atende cerca de 11,7 mil passageiros diariamente.

A isenção do valor da passagem foi possível com a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Quatro Barras e o Governo do Paraná, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que prevê a divisão do subsídio tarifário entre o estado e o município.

Para usar o benefício é necessário utilizar o cartão Metrocard, que fornece informações importantes para o sistema, como o número de usuários das linhas. Porém, o beneficiário vai passar o cartão e nenhuma tarifa será cobrada.

Como vai funcionar?

O passageiro terá livre acesso às quatro linhas exclusivas que irão operar tanto em dias úteis, quanto em fins de semana, com mais de 50 horários disponíveis. O transporte gratuito será oferecido pelas linhas:

  • O11 - Borda do Campo/Terminal de Quatro Barras;
  • O12 - São Pedro - Jardim Menino Deus (via Terminal de Quatro Barras);
  • O13 - Palmital - Ribeirão do Tigre/Terminal de Quatro Barras;
  • O14 - Santa Luzia.

Mesmo com a incorporação da tarifa zero nas linhas municipais, o sistema metropolitano continua com atendimento normal através das linhas de ligação com Curitiba (Guadalupe e Terminal do Santa Cândida), Campina Grande do Sul e Piraquara, ou seja, ao se deslocar para outros municípios o passageiro terá o custo normal da passagem.

Para distribuir os serviços no Terminal Rodoviário, estão previstas adequações para o atendimento híbrido, permitindo acesso às linhas municipais sem passagem pela catraca no terminal e a implantação de catraca para as linhas metropolitanas, de forma que ambas estejam integradas.