Conscientização e Saúde: Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à doença que compromete pele e nervos

A hanseníase é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae e pode atingir qualquer pessoa. Ela provoca mudanças ou perda da sensibilidade ao calor, dor e toque, além de fraqueza muscular, principalmente nas mãos, braços, pés, pernas e olhos, assim como o comprometimento com a pele e os nervos. Se não tratada, pode causar incapacidades permanentes. Neste mês ela tem um destaque nas ações de saúde no município de Fazenda Rio Grande.

Monique Costa, Secretária de Saúde, informou que as atividades vão acontecer durante todo o mês nos equipamentos da rede municipal de saúde, e comentou sobre a importância desta campanha. O projeto contará com atividades educativas sobre a doença e a intensificação dos exames quando houver a suspeita de um caso da doença.

A Secretária de Saúde Monique Costa, que assumiu a pasta na última segunda-feira, informa que as atividades ocorrerão ao longo de todo o mês nos equipamentos da rede municipal de saúde, e destaca a importância da campanha:

“Campanhas de promoção à saúde são pilares essenciais para uma prevenção eficaz. Objetivamos levar até a população, orientações sobre a hanseníase, divulgando sinais e sintomas da doença, visando um diagnóstico precoce e tratamento, evitando assim, as incapacidades físicas, causadas pelo diagnóstico tardio”.

“A detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Por isso, ao perceber a presença dos sinais e sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo para avaliação. Quando não diagnosticada na fase inicial, a hanseníase pode levar a diversas incapacidades,” explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garica.

Os sintomas da doença são:
Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
Nódulos e placas em qualquer local do corpo;
Sensação de formigamento;
Fisgadas ou dormência nas extremidades;
Manchas brancas ou avermelhadas na pele;
Perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

Em seu estágio avançado ela pode vir a causar:
Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos);
Paralisia das mãos e pés;
Encurtamento dos dedos devido à lesão dos nervos que controlam os músculos;
Úlceras crônicas na sola dos pés;
Cegueira;
Perda de sobrancelhas;
Edema do nariz e orelhas (inchaço).

Hanseníase tem cura, e conta com tratamento oferecido de maneira gratuita pelo SUS.