Coritiba perde para o Botafogo e vê cair invencibilidade em casa

Lance da partida entre Coritiba x Borafogo ((Foto: Joka Madruga)

Bem Paraná

O Coritiba perdeu a invencibilidade dentro do Couto Pereira nesta Série B. Na noite desta sexta-feira (27), o time foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0, em casa. A partida era válida pela 21ª rodada. Com o resultado, o Coritiba ficou com 39 pontos. Por enquanto, ainda é o líder. Mas pode perder a posição ainda nesta rodada, se o CRB (36 pontos) vencer o Cruzeiro, neste domingo (29), por dois ou mais gols de vantagem, em Maceió. O Botafogo chegou a 35 pontos e pelo menos por enquanto assumiu a 4ª posição, dentro da zona de acesso à Primeira Divisão. Até então, nos 9 jogos no Couto na Série B, o Coxa somou cinco vitórias e quatro empates. O Botafogo, curiosamente, era um dos piores times da Série B atuando como visitante. Só somava uma vitória, sobre o Confiança. No mais, foram quatro empates e cinco derrotas.

RETROSPECTO

O Coritiba não vence o Botafogo desde 2014, quando fez 2 a 0 no Couto Pereira, com gols do meia Alex e do centroavante Joel, ambos em jogadas do lateral Carlinhos. Depois daquele confronto, foram mais sete duelos entre os dois clubes, com três vitórias do Botafogo e quatro empates. O Coritiba volta a campo nesta quarta-feira (1/9), às 21h30, quando enfrenta o Londrina, no Norte do Paraná. O volante Val, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Botafogo, cumpre suspensão.

O técnico Gustavo Morínigo tinha todos os titulares à disposição e escalou o mesmo time pela terceira vez na Série B, no esquema 4-2-3-1. Mas o fato de ter todos os titulares não foi de muita valia no primeiro tempo. Em casa, o Coritiba viu o Botafogo com mais posse de bola no meio-de-campo. O time paranaense tinha dificuldade de impor seu jogo, não conseguia criar jogadas e só conseguiu levar algum perigo em chutes de fora da área. Mais organizado, o time carioca fez 1 a 0 aos 38 minutos, com Rafael Navarro cabeceando praticamente sem marcação dentro da área. “Foi um dos piores primeiros tempos que fizemos”, disse o meia coxa-branca Robinho, ao fim da etapa.  Na etapa final, o Coritiba chegou a ocupar o campo do Botafogo, mas não conseguia criar jogadas nem acertar cruzamentos. Só finalizou uma vez, de fora da área, com Val.  Aos 24 minutos, Morínigo trocou o lateral Natanael por Igor e o meia Robinho por Rafinha. Rafinha entrou como meia-ponta pela direita e Waguininho passou a jogar pelo meio. Aos 38, Guilherme Biro deu lugar a Romário na lateral-direita e o volante Val foi substituído pelo extremo Gui Azevedo. Mas o Coxa não criou nenhuma jogada útil e não chegou ao empate.