Covid-19: Janeiro fecha com 770 pacientes atendidos pela Saúde de Piên
Da Assessoria
Apresentando uma alta taxa de transmissão, a covid-19 vem exigindo um empenho muito grande de toda a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Piên. Segundo relatório divulgado pela pasta, somente no mês de janeiro foram 770 pacientes atendidos com síndrome gripal, número infinitamente maior ao comparado em dezembro, quando foram 62 atendimentos.
Para atender a grande demanda, a Secretaria de Saúde teve que suspender o atendimento eletivo na unidade central, a qual foi preparada para dar o suporte exclusivo aos casos de sintomas gripais e a vacinação. “Abrimos atendimento em Trigolândia e buscamos de todas as formas não utilizar o posto central para a covid, mas a procura foi maciça e para não deixar a população desassistida adotamos estas mudanças”, explica o secretário da pasta, Pedro Cavalheiro da Silva, pontuando que as projeções indicam para um período breve desta contaminação. “Segundo perspectivas, esta suba no número de casos deve levar em torno de quarenta dias. Por entender que é algo momentâneo, não criamos outro local, até porque onde tínhamos o centro de covid não seria suficiente e não teríamos profissionais para atender em dois espaços”, salienta.
Esta decisão mostrou-se acertada em virtude da crescente procura por atendimento médico. “Temos próximo de 100 atendimentos dia, sem contar as altas médicas. Em maio de 2021, mês com mais registros, foram 483 pacientes atendidos no mês todo. No entanto, agora, felizmente não temos pacientes internados ou necessitando de vaga de Unidade Terapia Intensiva (UTI)”, relata Pedro. A procura por medicamentos também aumentou consideravelmente, comparando os meses de janeiro, quando em 2021 foram 1.700 atendimentos, passando para 2.700 no último mês. “É um número que representa todo o esforço da equipe para amparar a comunidade”, ressalta.
Outro ponto de dificuldade está na perda de profissionais afastados por testarem positivos a Covid ou a Influenza. “Nas últimas semanas tivemos médicos, enfermeiros, técnicos, motoristas, agentes comunitários e de serviços gerais afastados. Eu mesmo acabei positivando e estou afastado das atividades”, conta Pedro, enaltecendo o trabalho de toda equipe. “Estamos vivendo dias difíceis, desgastantes para todos os servidores. Todos estão sobrecarregados e fazendo o seu melhor para bem atender a população, a qual também pedimos compreensão neste momento. Agradeço a todos que estão na linha de frente, vamos passar por este momento turbulento”, enfatiza.