Covid-19: requerimentos e projetos de lei sobre o assunto marcam 1º semestre de atividades da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande

Vereador Renan Wozniack, vereador de Fazenda Rio Grande (Da Assessoria)

Dr. Renan Wozniack foi um dos vereadores que até agora mais legislou sobre o tema

Há quase um ano e meio, a humanidade luta contra a Covid-19. Em Fazenda Rio Grande não é diferente. Desde o princípio da atual legislatura da Câmara Municipal, diversas matérias acerca do tema foram apresentadas nas sessões legislativas. Neste 1º semestre de 2021, os vereadores seguiram fiscalizando o Poder Executivo nas ações de combate ao vírus, incluindo a campanha de vacinação e, além disso, legislaram em prol dos mais afetados pela pandemia.

Assim que começou seu mandato, o vereador Dr. Renan Wozniack (PSD) já incluiu nas pautas da Câmara projetos de lei voltados para a temática da Covid-19. A “Lei do Fura-fila” (Lei Municipal nº 1.465/2021), já vigente em Fazenda Rio Grande, foi elaborada pelo vereador em conjunto com os colegas Julio Beiço (PP), Caio Szadkoski (PROS) e Sandro do Proteção (PROS), e prevê punição para quem “furar a fila” da ordem prioritária de vacinação no município. Para o vereador, a “Lei do Fura-fila” é uma conquista. “Existe um plano municipal de vacinação que precisa ser cumprido. Com esta lei, eu acredito que pessoas mal intencionadas pensarão duas vezes antes de se favorecerem tomando a vacina contra a Covid-19 antes do período previsto. E, caso ocorra, ela poderá ser multada por isso.É importante lembrar: a pessoa que fura a fila está tirando o direito do outro viver”, afirma Dr. Renan.

Entre os projetos de lei do vereador que tramitam no Poder Legislativo sobre o assunto, um dos mais importantes é o do “Auxílio Emergencial”, que prevê o auxílio financeiro de R$ 2.000,00 para os pequenos comerciantes e vendedores ambulantes cadastrados como MEI (Microempreendedor Individual) no município. Esta é uma proposição de Wozniack em conjunto com Julio Beiço (PP), Gilmar Petry (Cidadania), Rafael Campaner (PSC) e Brandão (Republicanos). Outros projetos de lei do vereador acerca do tema aguardam votação (veja na tabela a seguir). Além disso, ofícios e requerimentos foram encaminhados ao Poder Executivo, como o que questiona os critérios adotados para a ordem de vacinação no município; o que pede informações sobre a condução dos casos de servidores municipais infectados; e, ainda, a solicitação de inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no plano local de imunização, entre outros.