Covid: Mais de 24 mil doses de vacina são liberadas para distribuição após análise por falta de refrigeração em Paranavaí
G1 Paraná
As mais de 24 mil doses de vacina contra a Covid-19 analisadas após ficarem um período sem refrigeração por falta de luz em Paranavaí, no noroeste do Paraná, foram liberadas para distribuição nos 22 municípios da Regional de Saúde. Os imunizantes começam a ser distribuídos nesta quinta-feira (28). A análise da qualidade dos imunizantes foi feita pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, do Governo Federal.
A medida foi necessária depois do fornecimento de energia na cidade, entre sábado (23) e domingo (24), ter sido interrompido por conta do temporal que atingiu o Paraná no fim de semana. O gerador da Regional de Saúde, onde estavam as doses, foi acionado imediatamente mas, na manhã seguinte, por volta das 5h, o equipamento também parou de funcionar. O vigia do prédio acionou equipes de emergência que fizeram o transporte dos imunizantes a uma câmara fria do hemonúcleo da cidade.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) do Paraná, as doses devem ser mantidas refrigeradas entre 2ºC e 8ºC. Segundo a regional, a análise considerou um relatório com informações de quanto tempo as doses ficaram sem refrigeração e qual temperatura elas atingiram.