Covid: Quitandinha e Contenda com vacinações abaixo da média
Da Redação
A RPC, apresentou matéria, mostrando o resultado das vacinações nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Alguns estão com média de 90% de doses aplicadas junto ao público alvo, outros na proporção de 50 por cento e dois municípios, Quitandinha e Contenda, estão com as imunizações baixas, segundo a matéria da televisão. Nos dois municípios, a alegação é de que o mapeamento está atrasado, mas que logo estará normalizado. Segundo o prefeito Antônio Adamir Digner, o conhecido Mostarda, os dados estão atrasados em função de que a pessoa que administra os dados saiu da prefeitura e outra já está na função para controlar o número de pessoas vacinadas. “Acredito que ainda esta semana já estejamos com os números em dia”, esclareceu Mostarda. Pela matéria, o município tinha vacinado 506 pessoas, o equivalente a 29 por cento.
Em Quitandinha, segundo a reportagem da RPC, foram imunizadas 745 pessoas, o equivalente a 44 por cento do público alvo. A pessoa responsável pela vacinação, disse que mais de mil pessoas foram vacinadas e que a atualização vai acontecer ainda esta semana.
A Secretaria de Saúde do Paraná vem distribuindo as vacinas para todas as Regionais de Saúde, as quais repassam para todos os municípios. “Cada município recebe doses conforme o público alvo. Todas as Secretarias de Assistência Social tem cadastradas o número de pessoas que vão receber a imunização nas datas estabelecidas. Então as vacinas são direcionadas conforme o número de pessoas programadas para receber os imunizantes. Inclusive pedimos para que os estoques sejam usados e, não guardados para a segunda dose. Se, em algumas cidades a vacinação está abaixo do esperado, compete aos responsáveis dar as explicações”, tem afirmado o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, nas constantes entrevistas na imprensa paranaense.