Crise do coronavírus impõe Natal mais digital de todos os tempos
Da Assessoria
2020. Ano da pandemia do novo coronavírus. Ano de mudanças no comportamento e na rotina da população, que teve de se adaptar e incorporar as medidas de prevenção à Covid-19. Com tantas transformações, inevitável que mesmo as tradições mais arraigadas acabem sendo impactadas. Não à toa, a expectativa para este ano é de um Natal diferente, mais digital – provavelmente o mais digital de todos até hoje.
Segundo o Sebrae, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos comerciais e o retorno do atendimento presenciais, os empresários devem pensar estratégias de vendas que contemplem os clientes que vão optar pelas compras online. Não é para menos: segundo pesquisa da empresa de mídia programática Teads, 82% dos brasileiros devem comprar presentes no Natal, sendo que a maioria (55%) tem a intenção de fazer as compras tanto em lojas online como em lojas físicas e 21% fará as compras apenas via e-commerce. O porcentual é superior aos 20% que farão as compras de final de ano exclusivamente em lojas físicas e se soma ainda aos 4% da população que fará as compras de forma online, mas retirará os produtos em loja física.
De acordo com gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, o otimismo do comércio para as vendas do final do ano já começou com a Black Friday, marcada oficialmente para a próxima sexta, 27 de novembro. Segundo ele, 2020 pode ser considerado o ano do comércio online. “Os consumidores digitais vieram com tudo e mesmo quem tinha receio de comprar online, enxergou esse modelo como uma alternativa para continuar o consumo em meio à pandemia”, analisou. Para além do consumo, entretanto, as próprias formas de se festejar o período natalino tiveram de ser adaptadas nestes tempos de pandemia. Em Curitiba, por exemplo, os shoppings Estação e Jardim das Américas deixaram o Papai Noel em home office, realizando encontros virtuais com as crianças que forem visitá-los. Além disso, outros profissionais que costumam dar vida ao Bom Velhinho nesta época do ano também estão apelando para o virtual, com encontros pelo Zoom, lives no Instagram e chamadas via WhatsApp.
Na hora de confraternizar, as vídeo-chamadas também são uma boa opção para encurtar distâncias, embora 60% dos brasileiros, conforme a pesquisa da Teads, ainda façam questão de comemorar o Natal na companhia da família e de amigos, em casa; e uma parcela dos entrevistados (7%) esteja organizando viagens em grupos para o final de ano.
Em verdade, até a tradicional campanha dos Correios, que há mais de 30 anos estimula as crianças a escreverem cartas e propaga os valores natalinos de solidariedade e esperança, teve de se adaptar. Neste ano, as cartinhas com os pedidos serão recebidas prioritariamente de forma digital, ao passo que a adoção dessas mesmas cartinhas será 100% online e digital, por meio do Blog do Papai Noel dos Correios. A entrega dos presentes acontecerá presencialmente, mas sempre com atenção especial aos protocolos de segurança, como o uso de máscaras, e evitando aglomerações. É possível consultar os pontos de entrega - unidades dos Correios - no blog da campanha.