Crise sanitária no litoral: Surtos de virose e gastroenterite aumentam as demandas nas UBSs

Em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, as regiões litorâneas passam atualmente por uma crise sanitária agravada por surtos de virose e gastroenterite. Outro ponto que vem preocupado os responsáveis por essa área, são as filas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e Unidades Básica de Saúde (UBSs), podendo chegar em até cinco horas de espera de atendimento.  

Além do já esperado, alto número de turistas nas cidades litorâneas, uma a surpresa do surto de norovírus chegou atingindo turistas e moradores das cidades. Ainda não se saber o que teria levado a esse aumento de casos, mas as Secretaria Estaduais e Municipais de Saúde, afirmam que esse fenômeno já era de se esperar por conta do calor intenso e do fluxo de turistas.

No litoral do Paraná, já nos nove primeiros dias de 2025, foram registrados 2.311 atendimentos na região litorânea, segundo a Monitorização das Doenças Diarreicas Aguadas (MDAA) da Secretaria de Estado da Saúde. Um número superior ao que foi registrado no ano passado, período onde o número era de 654 casos.

O Grupo Hygea atua em saúde primaria (como as unidades básicas e os postos de saúde), na saúde secundária (unidades de prontos atendimento) e terciária (hospitais). Contam com mais de 15 mil médicos, realiza 10 milhões de atendimentos anuais além de gerenciar 200 mil horas de plantão mensalmente. 
Dr. Caio Ferreira Jorge, Head de Operações do Grupo Hygea, comentou sobre a importância de um local próprio nos atendimentos desses casos. 
“Ter um espaço físico exclusivo para o atendimento do usuário evita a superlotação de outras unidades de saúde", concluiu Dr.Caio, que é especializado em gestão de saúde publica e privada no Brasil.

As soluções para auxiliar na redução dessas casos e na melhoria das pessoas que já foram atingidas, está a realização da campanhas educativas, orientações sobre o uso corretos dos serviços, redirecionamento de casos simples onde não exista um grande número de público e a ampliação e capacitação temporária das equipes de saúdes presentes.