Curitiba decreta retorno da bandeira amarela
G1 Paraná
Em um decreto, publicado nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Curitiba determinou o retorno da bandeira amarela, com medidas menos restritivas em relação à pandemia do novo coronavírus. O documento entra em vigor na quinta-feira (28). A mudança vale por 14 dias. Em relação ao documento anterior, o novo decreto libera funcionamento de mercados, shoppings e outros comércios aos domingos. Os bares continuam proibidos.
Segundo o decreto, os estabelecimentos destinados a eventos culturais, como circos, teatros, cinemas, museus, estão liberados com limitação de público de 50% da capacidade. Nos estabelecimentos de eventos sociais, como casas de festas, a limitação é de 50 pessoas.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a colaboração da população foi importante para esse retorno de medidas mais leves na cidade. "O que vai sustentar a bandeira amarela são os cuidados como o uso de máscara, higiene das mãos e, principalmente, não aglomerar. A pandemia está longe de acabar", disse ela. A capital estava seguindo as restrições da bandeira laranja - de risco médio de alerta.
A mudança pretende dar mais tempo de adaptação para o fim de semana de comerciantes e prestadores de serviços, tanto para situações de restrição quanto de permissão de atividades. Conforme a prefeitura, a pontuação dos indicadores de avaliação da pandemia atingiu, nesta quarta-feira, 1.94 - no limite da bandeira laranja.