Curitiba faz vacinação de 1ª dose e espera 55 mil pessoas para tomar a 2ª dose
Bem Paraná
A semana em Curitiba começa com a vacinação de pessoas de primeira e segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. De segunda-feira (9) até sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Curitiba aplicará a segunda dose em cerca de 55 mil pessoas que já receberam a primeira aplicação. Nesta etapa, a maior parte dos que precisam receber a segunda dose são pessoas com comorbidades imunizadas com a primeira dose de AstraZeneca ou de Pfizer, entre os dias 14 e 20 de maio. Também deverão receber a segunda dose da Coronavac quem tomou a primeira entre 15 e 19 de julho.
A Secretaria Municipal da Saúde lembra ainda que todas as pessoas que por alguma razão perderam a data de aplicação da segunda dose marcada no aplicativo, podem procurar um dos pontos de vacinação para completarem o ciclo de imunização com a dose de reforço. Para receber a vacina a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação. Tambem deve-se levar a carteirinha com a primeira dose.
Primeira dose
Nesta segunda-feira, haverá também aplicação da vacina anticovid em todos os moradores de Curitiba nascidos no primeiro semestre de 1992. Nos pontos de vacinação também serão atendidas gestantes e puérperas (que deram à luz até 45 dias atrás). Para vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria da Saúde segue orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer. Além disso, a vacinação contra a covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e o seu médico. Para receber a vacina a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 19 pontos na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba alerta que, no decorrer da semana, poderá haver mudanças de locais de vacinação.
Segunda dose de Coronavac:
9 de agosto - Vacinados com a primeira em 13, 14 e 15 de julho;
10 de agosto – Vacinados com a primeira em 16 de julho;
11 de agosto – Vacinados com a primeira em 17 de julho;
13 de agosto – Vacinados com a primeira em 19 de julho.
Segunda dose de AstraZeneca e de Pfizer:
9 de agosto - Vacinados com a primeira em 14 de maio;
10 de agosto – Vacinados com a primeira em 17 de maio;
11 de agosto – Vacinados com a primeira em 18 de maio;
12 de agosto – Vacinados com a primeira em 19 de maio;
13 de agosto – Vacinados com a primeira em 20 de maio.