Denian Couto pede atenção e cuidado com reestruturação das carreiras de bombeiros e policiais militares
O deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR) assinou nesta terça-feira (20/08) um requerimento que determinou a retirada do regime de urgência do projeto de lei de reestruturação das carreiras da Polícia Militar e dos bombeiros. “Essa discussão não pode ser feita de afogadilho. É necessário um tempo maior, uma análise cuidadosa e a escuta dos envolvidos, até para se evitar qualquer tipo de injustiça com todos esses profissionais tão importantes”, explica.
Nesta segunda-feira (19/08), o governo do estado enviou para a Assembleia Legislativa, dois projetos de lei com alterações nos quadros dos policiais e bombeiros militares. Um deles prevê, além da transformação das atuais 11 referências de carreira em 5 classes, uma mudança na forma de progressão entre os níveis. Há também novidade na forma de ingresso na corporação, com a criação do soldado de 3ª classe (aluno-soldado). O outro projeto prevê a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE) na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar. Na prática, ele regulamenta o acesso de praças (de soldado a subtenente) à carreira de oficiais.
Para Denian Couto, o problema não são as propostas em si, mas o regime de urgência. “Eu entendo que a reestruturação é necessária. Mas, não podemos correr o risco de passar batido questões importantes, por conta da pressa, uma vez que o assunto não é uma novidade. Todos sabemos que os policiais e bombeiros precisam dessa atenção. E, justamente por isso, esse não é o momento de correr e, de repente, atropelar questões importantes”, finaliza.
O regime de urgência dispensa algumas formalidades regimentais, como a análise em comissões ligadas diretamente ao tema, além da Comissão de Constituição e Justiça. Com o requerimento assinado por Denian Couto e outros deputados, o projeto saiu da urgência e passa agora pela tramitação ordinária.