Desvios de cargas. Polícia cumpre mandados em Fazenda Rio Grande, Mandirituba, São José dos Pinhais e outras cidades da RMC
Ric Mais
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo cumpriu mandados em 14 cidades do Paraná na manhã desta segunda-feira (7). A “Operação Fake” investiga uma quadrilha de caminhoneiros que, segundo a polícia, desviava parte das cargas transportadas por eles. Ao todo, 56 mandados judiciais, entre buscas e prisões temporárias, foram expedidos pela Justiça para São Paulo, Paraná, Maranhão e Ceará.
De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, as investigações se iniciaram a partir de um falso boletim de ocorrência de roubo, apresentado por um motorista à empresa proprietária da carga, apurando-se que, em verdade, o caminhoneiro havia desviado a carga de óleo a ele confiada.
Durante as investigações, os agentes da Delegacia de Barretos, em São Paulo, detectaram e identificaram a existência de um núcleo, integrado por caminhoneiros, os quais desviavam as cargas a eles confiadas e, em seguida, procuravam Delegacias de Polícia do Estado de São Paulo para noticiarem falsamente terem sido vítimas de supostos roubos à mão armada. Em outros casos, os criminosos falsificavam literalmente os correlatos boletins de ocorrência e os apresentavam às empresas vítimas, para justificarem a não entrega das mercadorias no destino.
Durante os trabalhos foram identificadas ao menos 74 ocorrências falsas ou que noticiavam falsos roubos, entre os anos de 2019 e 2020, isto em diversas regiões do Estado de São Paulo. Em princípio, estão possivelmente envolvidos nessas fraudes ao menos 24 motoristas, os quais se alternavam em diversos caminhões, priorizando cargas de alimentos e bebidas, as quais são mais facilmente vendidas no mercado clandestino.
Diante disso e da apuração do possível envolvimento dos motoristas com o esquema criminoso, a autoridade policial que presidiu as investigações representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisões temporárias.
Os mandados foram cumpridos nas seguintes cidades:
- Santa Bárbara D’Oeste – SP;
- Arapongas – PR;
- Bela Vista do Paraíso – PR;
- Rolândia – PR;
- Apucarana – PR;
- Londrina – PR;
- Ibiporã – PR;
- Mandirituba – PR;
- São José dos Pinhais – PR;
- Fazenda Rio Grande – PR;
- Curitiba – PR;
- Balsa Nova – PR;
- Campo Largo – PR;
- Matinhos – PR;
- Cruzeiro do Oeste – PR;
- Fortaleza – CE; e
- São Luís – MA
Equipes da Polícia Civil de Barretos acompanharam presencialmente os trabalhos nas cidades de Londrina e Curitiba, onde se concentram a maioria dos alvos da operação.