Dia 26: Fazenda Rio Grande chega aos 31 anos e é um dos maiores municípios da RMC

Fazenda Rio Grande recebeu grandes investimentos nos últimos anos (Imagem Divulgação)

Da Redação

Fazenda Rio Grande já foi distrito de São José dos Pinhais e, Mandirituba. É um município que integra a Região Metropolitana de Curitiba. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 100 mil habitantes. Porém, como chegam novos moradores todos os dias, seguramente a população ultrapassa os 130 mil. Dia 26, completa 31 anos de emancipação política.

Vinte anos atrás, quem passava por Fazenda Rio Grande, observava um pequeno lugarejo, com algumas serrarias e empresas, que chegavam ao município apostando no futuro do município. Quem apostou nisso, se deu bem, pois Fazenda Rio Grande prosperou e, se tornou uma das cidades mais prósperas. Grandes empresas e redes se estabeleceram no município e Fazenda Rio Grande deixou de ser cidade dormitório. Pelas projeções traçadas anos atrás, pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), nos próximos 10 anos, será uma das maiores cidades da Região Metropolitana de Curitiba, com a população chegando a mais de 200 mil habitantes. Ainda pelo prognóstico, Fazenda Rio Grande continuará crescendo acima da média.

O município fazendense, pela proximidade com Curitiba, tem atraído muitos moradores, que chegam de várias partes do Paraná e, mesmo de outros Estados. Por estar em crescimento econômico, as pessoas chegam em busca de emprego e de esperanças. Com a vinda de novos moradores, o setor habitacional desenvolveu projetos de moradias, para atender a demanda de novos moradores. Condomínios residenciais e de apartamentos foram construídos e, a cidade vem crescendo para todos os lados. A distância, de aproximadamente 20 quilômetros do centro de Curitiba, são os ingredientes para transformar o município. Atualmente, em torno de 45 mil pessoas trabalham na Capital, mas moram em Fazenda Rio Grande.

Os desafios para os gestores são elevados, pois a medida que chegam novos moradores, a infraestrutura tem que melhorar, com a construção de escolas, creches, praças, postos de saúde. Como resolver isso? As medidas a serem adotadas deve proporcionar aumento da receita, como a instalação de indústrias e a redistribuição de impostos arrecadados regionalmente. Independe dos problemas, a população celebra mais um ano do município. Por conta da pandemia, a administração do município não definiu nenhuma programação festiva. É momento de comemorar os 31 anos, mas de maneira silenciosa.

O jornal O Repórter, que está com sua sede em Fazenda Rio Grande, registrou o crescimento do município. Em 13 anos de existência, mostrou cada passo e, parabeniza todos os gestores que passaram pela prefeitura e, deram sua parcela de contribuição para Fazenda Rio Grande. “Parabéns Fazenda Rio Grande pelos seus 31 anos”.