Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado nesta quinta-feira (4)
A data tem o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, evitando milhões de mortes que ocorrem todos os anos
É celebrado nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Essa é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Criada no ano 2000, a data tem o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando milhões de mortes a cada ano.
De acordo com informações da publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), “Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil”, atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença anualmente. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. De acordo com a publicação, os cânceres mais incidentes no país no período serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
Em Pinhais, a Gerência de Vigilância Ambiental, responsável pelo Programa de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada a Fatores Físicos (VIGIFIS), atua em articulação com a vigilância em saúde do trabalhador (trabalhadores em exposição ocupacional), principalmente com ações de informação e educação a fim de prevenir os riscos causados à saúde humana pelas radiações ionizantes (equipamentos de Raio X, indústria nuclear, etc) e radiações não ionizantes (telefones celulares e sem fio, antenas de telefonia celular instaladas nos aparelhos móveis e nas torres, radares e transmissões de rádio e TV, luz elétrica, torres de transmissão e distribuição elétrica, fiação elétrica em construções, equipamentos que emitem radiação infravermelha, redes Wi-Fi, ondas de rádio, etc) que podem aumentar o risco de câncer em crianças e adultos.
Para cuidar desta questão, a recomendação é que todos podem tomar medidas para reduzir o risco de câncer ao escolher opções saudáveis, como não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol entre às 10h e 16h e não se esquecer de usar sempre chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre! O profissional que trabalha com Raio X não deve se esquecer de usar equipamentos de proteção individual (EPI) e Coletiva (EPC).
Quem apresentar os sintomas de crescimento anormal de manchas e pintas na pele, dor óssea, caroços ou inchaços indolores, perda de cabelo, náuseas, fraqueza, tontura, alterações oculares, dores de cabeça com vômito, procure uma unidade de saúde! A maior parte dos cânceres pode ser tratada com sucesso se diagnosticados precocemente!